Insegurança no Centro ecoa na Câmara de Petrolina e audiência pública pode acontecer

por Antonio Carlos Miranda // 23 de março de 2023 às 18:47

Foto: Nilzete Brito/Ascom CMP

Como já era de se esperar, o clima de insegurança no Centro de Petrolina, causado por uma onda de furtos a estabelecimentos comerciais da área, ecoou mais uma vez na Câmara Municipal. Já se fala, inclusive, em audiência pública para discutir essa problemática.

O vereador oposicionista Alex de Jesus (Republicanos) foi o primeiro a puxar o assunto. Segundo ele, os frequentes arrombamentos a lojas, sobretudo no Centro, tem deixado moradores e comerciantes apavorados. Ele lembrou, inclusive, que nesta semana houve uma reunião convocada pelas principais entidades do setor com os donos de estabelecimentos para deliberar sobre a questão.

Eu conheço dono de loja que é obrigado a ficar 24 horas no seu comércio porque não aguenta mais essa onda de roubos”, desabafou Alex. Ele aproveitou para fazer um apelo às autoridades de segurança municipais, estaduais e à própria governadora Raquel Lyra.

O governista Wenderson ‘Pé de Galo’ (UB), no entanto, disse que o problema vai além da segurança pública, ao justificar que as pessoas envolvidas nesses delitos são usuárias químicas e furtam os produtos das lojas em troca de drogas, para alimentar seu vício. “Temos, primeiro, que sinalizar a questão da doença pública. A Secretaria de Saúde tem que se envolver diretamente, a Secretaria de Assistência Social também, e outros órgãos externos”, ponderou.

Nova audiência

Outro integrante da bancada de oposição, o Professor Gilmar Santos (PT) alertou que esse cenário não atinge apenas a população da área central. Ele revelou que dados da Secretaria de Defesa Social mostram que casos de estupro em Petrolina aumentaram na cidade, de 2022 até agora, em 59%. Gilmar propôs que seja realizada uma audiência pública com a presença de todos os atores envolvidos com essa questão, para que daí saia um plano emergencial articulado com o intuito de reduzir esses números. Ele lembrou que a própria Câmara já havia aprovado essa pauta no ano passado.

O presidente da Mesa Diretora, Aero Cruz (MDB), ressaltou que todas as audiências realizadas pela Casa Plínio Amorim são importantes, mas é necessário seguir a ordem dos pedidos dos vereadores, porque todas são aprovadas em plenário. O recado foi direto para Gilmar – que, segundo Aero, já tem dez solicitações com esse intuito. Na próxima quarta-feira (29), a partir das 9h, a Casa já terá uma audiência sobre o transporte coletivo.

Insegurança no Centro ecoa na Câmara de Petrolina e audiência pública pode acontecer

  1. Pé no Saco disse:

    Vão deixar acontecer o que está acontecendo no RN para depois tentarem tomar providências.

  2. Komiko Sujiro disse:

    Se depender do aumento do efetivo da PM em Petrolina nada vai acontecer. Compare com Juazeiro onde lá tem 3 vezes mais policiais militares do que em nossa cidade. Contar com o Governo Estadual é uma perda de tempo.

  3. tristeza disse:

    O centro de Petrolina está voltando a ser uma cracolândia.

  4. A verdade disse:

    Se não investir em cidadania para pessoas nos bairros periféricos isso não acaba nunca. (Qualificação profissional, arte, práticas esportivas, investimento em infraestrutura, atendimento social e psicológico, palestras, cursos rápidos, cursos preparatórios, oferta de emprego, cultura etc…)

  5. Valdir Maurício Gomes disse:

    Esses vereadores e nada são a mesma coisa só estão aí para legislar em causa própria não fazem nada em prol da população

  6. Martinha Alves Araújo Silva disse:

    A violência está aumentando em Petrolina desde fevereiro, furtos no centro tbm devido a Cracolândia que paira no centro e a violência contra a mulher cresceu pois a lei Maria da Penha não está dando conta da violência contra as mulheres.

  7. Antonio Bezerra Da Silva disse:

    Mais e deve dos vereadores tomarem providência eles forao eleitos para resolverem os problemas no centro e nos bairros da cidade que os moradores reivindica vamos trabalho e deixar de conversa

  8. Manoel Mariano disse:

    GENTE O MAIS IMPORTANTE ESTÁ PASSANDO DESPERCEBIDO POR ESSES INCOMPETENTES.
    A COMPESA QUE ESTÁ SENDO A PIOR EMPRESA PÚBLICA DE PETROLINA.
    NINGUÉM AGUENTA MAIS A SITUAÇÃO EM QUE SE ENCONTRA A CIDADE.
    UMA VERDADEIRA VERGONHA.

  9. Santiago disse:

    Já existia alguns delitos no passado, porém com a ineficiência da legislação e a APOLOGIA AO CRIME , descriminalisando atos criminosos, Mensurada nas palavras do 9 dedos que aí está, contribui para tal atos!o crime compensa?

  10. É isso mesmo! É preciso ação urgente, pra resolver essas questões o quanto antes! Os vereadores estão sossegados, embolsando seus fartos salários, morando em mansões bem resguardadas. Eles irão se preocupar por quê? Se não os afeta…🤨

  11. Defensor da liberdade disse:

    Oxe, cadê a poderosa guarda municipal que o galeguinho disse que era a melhor do país?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários