Iniciada obra de requalificação da Avenida Adolfo Viana, em Juazeiro; Prefeitura apresenta rota alternativa para motoristas

0
Obra de requalificação é inciada na Avenida Adolfo Viana. (Foto: Ascom PMJ/Divulgação)

A Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano de Juazeiro (Sedur) iniciou nesta segunda-feira (3) a requalificação da Avenida Adolfo Viana, principal via da cidade. A obra apresentada pelo prefeito Paulo Bomfim dentro do pacote das 10 novas grandes ações que Juazeiro está recebendo em comemoração aos seus 140 anos de fundação começou com a demolição do canteiro central, no trecho entre o Parque Lagoa de Calu e o cruzamento que dá acesso aos Bairros Novo Encontro e Alto da Maravilha.

O investimento é fruto de um convênio entre o município e o Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), orçado em R$ 6 milhões. Destes, R$ 1,3 milhão serão aplicados na requalificação da Adolfo Viana e o restante dos recursos na obra de recuperação das avenidas de acesso ao Bairro Pedra do Lord. A intervenção fará com que a Avenida Adolfo Viana passe a ter calçadas amplas, em toda sua extensão, redimensionamento do canteiro central, ciclofaixa, recuperação do pavimento asfáltico nas áreas de intervenção, melhorando as condições de acessibilidade e mobilidade – o que facilitará a vida de pedestres e motoristas.

O engenheiro civil da Sedur, Bismarck Cavalcanti, explica que por ser uma via central, de muito fluxo e extensa, foi elaborado um cronograma diferenciado de execução por etapas: canteiro central, calçadas e ciclofaixa. “Iniciamos com o canteiro central, onde iremos executar por trecho, para tentar causar o mínimo de transtorno possível para a população. Começamos com a demolição, que será seguida pela retirada das árvores. Só serão mantidas as nativas, que são as caraibeiras. As outras espécies serão substituídas por palmeiras imperiais. Toda essa retirada e substituição das árvores foi estudada e alinhada com a equipe de meio ambiente da SEMAURB. Em seguida entramos com a colocação do meio-fio, delimitando o novo canteiro central, seguimos com os novos postes que receberão luminárias em led e o plantio das palmeiras imperiais”, destaca Bismarck.

De acordo com o titular da Sedur, Hemerson Guimarães, várias são as secretarias municipais empenhadas para a realização da intervenção. “Para que essa obra aconteça temos aqui uma verdadeira força-tarefa, que conta com o envolvimento de vários parceiros. A CSTT, que está aqui no ordenamento do trânsito e vem nos ajudando desde o início, no sentido de pensar na melhor forma de executar, reduzindo os transtornos; a Sesp, SAAE, Semaurb e todos da equipe do governo, que estão contribuindo direta e indiretamente para o sucesso dessa importante obra. Queremos pedir a compreensão da população diante dos transtornos que a obra pode trazer, lembrando que eles são mínimos diante da grandiosidade dos benefícios que a obra vai proporcionar”, observou.

Trânsito alterado

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) informou que, nesse primeiro momento, o trecho interditado será do posto de combustíveis (ao lado do Parque Lagoa de Calu) até o Centro Automotivo ReparaScap. O condutor que vier no sentido Adolfo Viana deverá entrar na Rua 01 do Bairro Alto da Maravilha ou pegar um desvio no sentido da Travessa Paulo Afonso, que dá acesso à Lagoa de Calu. O condutor que vem da Travessa da Maravilha e entra na Rua 01 para ter acesso à Adolfo Viana, deverá fazer um desvio na Travessa Matatu e seguir para a Lagoa de Calu. Todo o trecho está sinalizado e os fiscais de trânsito estarão diariamente no local, no decorrer da obra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome