Infectologista ressalta importância de teste para detectar hepatites virais

por Carlos Britto // 24 de julho de 2021 às 18:58

Foto: PMJ

O médico infectologista de Juazeiro (BA), Rodrigo Videres, faz um alerta à população sobre a importância dos exames para descobrir o mais rápido possível hepatites virais – doenças infecciosas que atingem o fígado, causando alterações que vão de leve a grave. Uma doença silenciosa que, muitas vezes, só é descoberta quando está em um estágio avançado.

De acordo com o Centro de Informação IST/HIV/Aids e Hepatites Virais, de janeiro a julho deste ano foram detectados no município de Juazeiro quatro casos de Hepatite C. Em todo o ano de 2020, o município registrou dois casos de Hepatite A, seis de Hepatite B e 16 de Hepatite C.

Testes

A população pode realizar, gratuitamente, os testes rápidos para detecção de hepatites virais nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município ou no CIDHA em Juazeiro, que fica ao lado do Centro de Saúde III, no bairro Angary.  Em poucos minutos é possível saber o resultado.

O CIDHA funciona de segunda a sexta-feira e o exame é feito no turno da manhã. Nas UBSs ele é realizado de acordo com a rotina de cada unidade. “O teste de triagem para as Hepatites B e C é o teste rápido. Em 20 minutos a pessoa tem o resultado”, disse a enfermeira do CIDHA, Rosa Cristina Pereira Paixão. Para realizar o teste, é preciso que a pessoa leve documento de identificação com foto e o Cartão SUS.

Tratamento

A pessoa que testa positivo para hepatites virais é atendida pelas equipes de enfermagem do município. Um novo exame para confirmação de diagnóstico é realizado e em até 30 dias o resultado é liberado. Se confirmada a doença, o paciente é encaminhado ao médico especialista. “O tratamento é feito todo pelo município e a medicação é fornecida pelo Ministério da Saúde (MS)”, disse a enfermeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *