Indígenas de município do norte da Bahia são contemplados com sistema de abastecimento d’água

0

Com pouco mais de 9 mil habitantes e localizado no norte da Bahia, o município de Rodelas foi contemplado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) com um projeto que levará água para a aldeia indígena Tuxá. A iniciativa terá a duração de sete meses.

O CBHSF vai elaborar um projeto básico e executivo para modificar o sistema de abastecimento da aldeia Tuxá, desde a captação até a distribuição da água para os consumidores finais. Desta forma, será assegurada a qualidade e quantidade do produto a ser ofertado ao povo Tuxá.

O município de Rodelas, pertencente à região do Submédio São Francisco, foi implantado após a construção do Lago de Itaparica, com o deslocamento dos Tuxás, que ocupavam um conjunto de ilhas no Rio São Francisco, para a área marginal do reservatório formado com a implantação da barragem.

A captação d’água para abastecimento público da aldeia localiza-se na Barragem de Itaparica – barramento do Rio São Francisco para construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, operada pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). A barragem recebe lançamento de esgotos domésticos sem tratamento de toda a cidade de Rodelas, além de receber escoamentos de efluentes agrícolas advindos da aplicação de defensivos nas culturas de coco (uma das principais), no entorno da represa. Próximo às captações, também há criação de caprinos. Tudo isso compromete a qualidade da água que abastece a comunidade Tuxá. (foto/divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome