O diretor estadual e coordenador do Movimento dos Sem Terra em Petrolina (MST), Florisvaldo Araújo (foto), foi categórico em relação ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), ocupado na semana passada no município.
Para Florisvaldo, o órgão encontra-se “com uma estrutura sucateada”, o que impossibilita o cumprimento das reivindicações cobradas há anos pelos assentados.
“Desde do Governo Fernando Henrique o Incra vem sucateado. É uma estrutura que não tem mais condições de garantir os recursos e desenvolvimento das ações para os assentamentos, de garantir a questão social. O Incra deveria ser o instrumento para fortalecer a reforma agrária, e no entanto não consegue avançar”, avalia.
Entre os motivos, Florisvaldo também atribui culpa a Poder Judiciário – considerado “um dos principais inimigos da reforma agrária”, que impossibilita desapropriações e vistorias de terras. Um outro fator é a quantidade de políticos ruralistas no Congresso, que com seus poderosos lobbies defendem “com unhas e dentes” a propriedade. Mas o governo federal também não escapa das críticas. Segundo Florisvaldo, o presidente Lula poderia ter feito mais no sentido de destravar a burocracia.



O sujeito invade o Incra, depreda tudo (talvez não desta vez, mas em outras sim), e ainda vem reclamar que está sucateado!
Desde o Governo FHC, e mais acentuadamente no Governo Lula, o Incra vem realizando sim reforma agrária. Veja bem, a intenção é fazer reforma agrária, não revolução agrária, tomando até mesmo terras produtivas.
No mínimo engraçado quando cita que políticos ruralistas defendem “com unhas e dentes” a propriedade. Soa como se isso fosse errado. Esse é um direito sagrado que mantém a ordem em um país, é uma coisa inquestionável, mesmo a antiga União Soviética reconhece isso hoje em dia. O problema do Judiciário é não reconhecer a criminalidade de algumas ações desses movimentos ditos sociais.
Acho que o MST trabalha muito pouco pra reinvidicar tanto.
Concordo plenamente com esse rapaz, não só pelo o que ele declara, mais também pela corrupção dentro dessa instituição da federação. Corrupção nas obras em exucução direta ou parceiros com prefeituras, que se aproveitam e formam um coloio nas licitações.
PARECE QUE O MENINO GOSTARIA QUE TUDO FOSSE UMA BAGUNÇA.
E ELE TÁ BUSCANDO O QUE??? NÃO É PROPRIEDADE TAMBEM, SÓ QUE FAZENDO INVASÕES EM TERRAS ALHEIAS.
O DIREITO A PROPRIEDADE E UM PILAR DA ESTABILIDADE DE UM PAÍS.
E AÍ GAROTO, SE INVADISSEM SUA CASA O QUE VOCÊ DIRIA???, É UMA PROPRIEDADE TAMBEM.
P NO C DO OUTRO É REFRESCO.