Inaugurado novo sistema de água em Pilão Arcado

por Carlos Britto // 30 de dezembro de 2008 às 18:41

O sistema convencional de abastecimento de água no município de Pilão Arcado, a 774 quilômetros de Salvador, construído pela Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb), empresa da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema), vai beneficiar 1.300 pessoas.
A água atenderá às localidades de Barragem, Barro Vermelho, Biraba, Canastro, Clemente, Inchu, Lagoa da Pedra, Lagoa dos Veados, Lagoa Grande, Lagoa Nova, Melancia, Oiti, Planta e Valentim.
A água é captada de um poço tubular perfurado pela Cerb, sendo levada por uma adutora de 2.702 m de extensão. O sistema é composto de unidade de tratamento, por meio da tecnologia hidrogerox, bastante simples e de fácil manuseio. O processo já é utilizado pela Cerb em pequenas comunidades na zona rural da Bahia.
A tecnologia hidrogerox consiste em gerar cloro a partir da utilização de sal de cozinha. Isso se dá a partir do processo químico chamado eletrólise. Além de ser de qualidade é de baixo custo, explica o presidente da Cerb, Cícero Monteiro.
Outro ponto positivo é o tamanho do equipamento – pequeno, compacto e simples de ser operado nas comunidades, onde é instalado. Faz parte ainda do sistema, um reservatório com capacidade de 50 metros cúbicos, rede de distribuição com 41.162 metros de extensão e 260 ligações domiciliares. O valor da obra é R$ 793,1 mil. É o desenvolvimento sustentável do interior baiano, com o aproveitamento dos recursos hídricos do semi-árido, realizando a exploração racional de mananciais, perenização de rios, perfuração de poços tubulares, obras de esgotamento sanitário e construção de sistemas de abastecimento de água simplificados, convencionais e integrados.

Fonte: Tribuna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *