Implantação do Serviço de Inspeção Municipal é discutido entre prefeitos de consórcio da região norte da Bahia

0
(Foto: Divulgação)

Os prefeitos das cidades que compõem o Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) reuniram-se em assembleia, ontem (23), para discutir a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Estiveram presentes o gestor de Canudos e presidente do Constesf, Genário Rabelo (Geo); de Juazeiro, Paulo Bomfim; de Sento-Sé, Ana Passos; além de representantes de Sobradinho, Uauá, Campo Alegre de Lourdes e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

O SIM é o serviço sanitário voltado para produtores familiares e tem a atribuição de inspecionar e fiscalizar agroindústrias que produzem e comercializam seus produtos em nível local. O objetivo do SIM é promover a saúde pública e a segurança alimentar de produtos de origem animal e seus derivados.

De acordo com o presidente do Constesf, a formalização da agroindústria promove valorização e melhoria da qualidade dos produtos, possibilitando a ampliação do mercado. “O Constesf vai apoiar os municípios na constituição dos SIM, proporcionando condições para apoio técnico e logístico e contribuindo para o desenvolvimento de ações que favoreçam uma melhora na saúde pública referente à inspeção vegetal e animal, além de criar condições para a instalação de estruturas de beneficiamento de produtos da agricultura familiar e patronal”, afirmou Geo.

Após a implantação do SIM, os municípios estarão aptos a solicitar sua adesão ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), pois os produtos de agroindústrias inspecionados por um serviço de inspeção integrante a esse sistema podem ser comercializados em todo o território nacional. (Fonte: Ascom Constesf)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome