A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma) e o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) estão implantando um serviço de internet sem fio (wi-fi) pública cobrindo perímetros irrigados do Vale do São Francisco. O assunto ganhará destaque em painel ministrado pelo presidente do Itep, Frederico Montenegro daqui a pouco, a partir das 12:15h, durante a 18ª edição do Agrinordeste, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.
O objetivo do projeto “Roça Digital” é atender produtores dos projetos Nilo Coelho e Maria Tereza, ambos na área irrigada de Petrolina, e ainda as vinícolas dos municípios de Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista com este serviço, permitindo melhor acesso à Internet nestas regiões com vistas à melhoria de competitividade da agricultura irrigada da região.
Serão investidos R$ 4 milhões, a serem liberados, por meio de convênio, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Segundo o presidente do Itep, Frederico Montenegro, com o projeto, é possível aproximar ainda mais os produtores dos mercados externos, de frutas e de vinho, além de incluí-los digitalmente. Entre os beneficiários estão pequenos produtores, associações, cooperativas, escolas e postos de saúde, instituições das áreas de segurança e de turismo, dentre outros.
O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) será responsável pela instalação e pela administração da rede, por meio da Unidade de Tecnologia da Informação e Comunicação (Utic). O sistema funcionará a uma frequência de 2,4GHz, não licenciada, e terá uma banda de 100 megabits por segundo, a ser dividida por todos os usuários. Serão instalados 20 hotspots na área das vilas Nilo Coelho e Maria Tereza e nas área das vinícolas, garantindo, cada um deles, sinal num raio de 200 metros.


