A Ilha do Rodeador é o ponto turístico mais visitado na região do Vale do São Francisco. Nesta época, por causa da alta temporada, o local vem recebendo um grande número de visitantes. Com a alta demanda, os problemas de infraestrutura da ilha vieram à tona.
Atualmente, mais de 1,5 mil pessoas trabalham na Ilha do Rodeador. A alta estação está fazendo com que a economia do local movimente cerca de R$ 200 mil por fim de semana.
Alguns problemas impedem, porém, que a economia da ilha cresça ainda mais. Um deles é o atendimento. Algumas barracas contam com uma média de cinco a oito garçons, que, em determinados momentos, têm que dar conta de 100 mesas.
A Associação dos Barraqueiros do Rodeador reconhece que a atual estrutura da ilha é insuficiente para atender a demanda, mas aponta uma solução para o problema.
“O espaço geográfico da Ilha do Rodeador está defasado em tamanho e estrutura. Nós temos uma demanda para atender de 2 mil a 5 mil pessoas por final de semana. Então quando ultrapassa esse limite, fica difícil atender adequadamente esse pessoal. Temos que formar uma política de turismo voltada para a ilha”, afirma o representante da associação, Jarbas Rodrigues.
Por meio de nota, a Prefeitura de Juazeiro, responsável pela área, informou que realiza a manutenção da ilha diariamente, com profissionais que trabalham na limpeza e segurança do local e informou também que não existe nenhum projeto voltado para a estrutura das barracas. (As informações/Crédito da foto Pe360graus)



Sugestão: Já que os barraqueiros estão achando a demanda demais em fins de semana, a solução é acrescentar mais barraqueiros concorrentes e assim ainda gerará mais empregos!
Reclamação antiga e procedente… acho a estrutura geral bastante a desejar. As duas cidades poderiam fazer uma parceria e melhorar esse verdadeiro cartão postal… inclusive para evitar um grave incidente. O blog fazendo sua parte, as pessoas sugerindo, mas a nossa competencia pára por aqui.
Julio Locio ja prometeu a construção de uma ponte até a ilha do rodeadouro, alem da triplicação do tamanho da ilha
Uma pergunta, ou melhor, muitas perguntas. A quem pertence a Ilha do Rodeadouro, a Unão, a Bahia, a Pernambuco, a Petrolina ou a Juazeiro? Que fornece energia para a Ilha, a CELPE ou a COELBA? Os impostos, a limpeza, o disciplinamento, a quem cabe, a Prefeitura de Petrolina ou a de Juazeiro?
Falo com conhecimento de causa:
Todas as ilhas, por lei, pertencem à Pernambuco, exceto a ilha próxima ao Country Clube. Pode até verificar no Google Earth que existe a linha divisória. Quem colocou energia na Ilha do Rodeadouro foi o então prefeito Fernando Bezerra Coelho, via Cerpel. Quando uma secretária de infra-estrutura de Petrolina, analisando os documentos antigos, colocou a divisa de PE-BA na entrada da orla de Juazeirom houve grande polêmica. Então, políticos de Petrolina e Juazeiro se reuniram e consentiram de comum acordo deixar como estava. A placa voltou para a Ilha do Fogo. Quem tiver conhecimento sobre este assunto,por favor comente. É até onde eu sei.
Até onde eu sei, sobre os documentos históricos, todas as ilhas pertencem à margem esquerda do rio…. Se for analisado para onde o rio desce, todas as ilhas passando por Santa Maria, Cabrobó, Belem do São Francisco, Floresta, até a divisa,Pernambuco já domina há anos…
Acho que os petrolinenses como têm bom coração, não pretende alimentar esta briga. consideramos a Ilha do Fogo, por exemplo, território neutro, assim como a Ilha do Rodeadouto. Já na ilha do Massagano, Culpe o Vento e outras, a influência é só de Petrolina.
Petrolinese mal informado, ta falando besteira, ate onde se sabe, todas as ilha sao território Bahiano, nao so sao terririo bahiano como tambem a administraçao, esses documentos que voçe ta falando ninguem sabe ninguem viu. se voçe observar todas as vezes que se fala na admistraçao da ilha do rodeadouro, inclusive nesta repostagem, procura-se a Prefeitura de Juazeiro.
agora o absurdo que me fez rir da ignorancia foi dizer que: “documentos antigos, colocou a divisa de PE-BA na entrada da orla de Juazeiro”…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk quer dizer entao petrolinese que o rio pertence a pernambuco, né, desceu da orla de juazeiro, pisou na agua da dentro de petrolina…kkkkkkkkkkk,
haaa outra coisa, a liha do fogo nao é, nem nunca foi territorio de pernambuco nem territorio neutro, alias territorio noutro é otimo…é guerra é…?!?!kkkk
haaa se nao me engano o prefeito que teve essa astucia de botar a placa depois da ilha do fogo…quase no fim da ponte, foi Guilherme Coelho, e depois disso nunca mais foi reeleito…e a placa voltou para o lugar devido nao por concenso e sim por la é o lugar dela, e foi uma verdadeira afronta,
e por falar nesse assunto, petrolina devia se preocupar com o que realmente lhe é devido, a sua margem, hôôô petrolina vai limpra aquela margem cheia de plantas aquaticas aquilo é um nojo…mas enquanto isso… podem vim tomar um bainho nas nossas ilhas e do nosso lado do rio.
Então quem nasce nas ilhas é obrigatoriamente petrolinense?!
EU FICO PREOCUPADA COM O LIXO DEIXADO PELOS VIZITANTES. PRECISAMOS URGENTEMENTE EDUCAR NOSSA POPULAÇÃO, NO SENTIDO DE NÃO DEIXAR SEU LIXO NA ILHA. OS ANIMAIS MARINHOS E TERRESTRES ESTÃO PERDENDO AS SUAS VIDAS, NO MOMENTO EM QUE COMEM O LIXO, JÁ QUE NÃO FAZEM A DIFERENÇA ENTRE ALIMENTO E PLÁSTICO, POR EXEMPLO.. SEJAMOS RESPONSÁVEIS COM AS VIDAS DE TODOS OS ANIMAIS. ELES SÃO CRIATURAS DE DEUS.
Atenção autoridades!!!
É um importante ponto turístico e largado desse jeito!
Precisa de mais cuidado, maior fiscalização nas barracas, melhorar a infra-estrutura, em fim, valorizar mais o ambiente.
Mas isso não é para aumentar os custos não!Mas valorizar a área, consequentemente a cidade e a população se beneficiam com isso.
http://www.demostenesmc.blogspot.com
Se é de Petrolina pq a prefeitura de Petrolina não faz nada! Se é de Juazeiro pq a de Juazeiro não complementa as ações que já faz? Seja de quem for – na verdade acho que é da união – alguma autoridade ou as autoridades precisam investir no rodeadouro e em outras ilhas também pra que tenhamos mais opções.
Não quero alimentar brigas bestas aqui. Já enviei um pedido de informação ao Governo do estado de Pernambuco para ver qual documento comprova o que escrevi. Mas, basta ver que todas as ilhas irrigadas são de Pernambuco. Aqui, como não há motivos para discórdia, fica entendido que as ilhas pertencem à Petrolina e Juazeiro. O bom é que as duas prefeituras se unam e busquem as melhorias devidas.
Olha, a Secretária de Urbanismo na época era se não me engano Silvia Holanda e ela entrou com o pedido junto ao então DNER e comprovado a veracidade do documento, o DNERa colocou (ao meu ver erroneamente) a placa na cabeceira da ponte em Juazeiro. Quanto à Guilherme Coelho, ele foi eleito e re-eleito prefeito de Petrolina. E não se candidatoumais a nenhum cargo.
Descobri o motivo que esse Rafael não acreditar nas obras que vão chegar a Petrolina. Ele é baiano e com certeza não é juazeirense. Por isso o motivo de tanto ódio com a Capital do São Francisco, com 300 mil habitantes e um PIB de 2,4 bilhões.
AS PEDRINHAS ESTÁ DO MESMO JEITO.
Hoje estive na ilha das Pedrinhas. Foi horrível!!!! Um pééééssimo atendimento. Fizemos um pedido, e de duas horas da tarde viemos comer era quase quatro e meia – isso porque ficamos no pé. Sem contar que os garfos, facas, pratos.. estavam sujos. Os banheiros imundos e as cozinhas… MEU DEUS DO CÉU!!!! Quando ví, quase que vomitei. Fiquei morrendo de vergonha pois levei meus parentes que vieram de fora, e ouviram falar muito bem das ilhas daqui. rsrsrsr
aiai!!!