IFSertãoPE inscreve para 1.632 vagas em cursos técnicos com ingresso em 2027

por Antonio Carlos Miranda // 30 de setembro de 2026 às 19:44

Foto: Ascom IFSertãoPE/divulgação

Estão abertas as inscrições para 1.632 vagas em cursos técnicos do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). As oportunidades estão distribuídas pelos campi Floresta, Ouricuri, Petrolina Campus Sede e Zona Rural, Salgueiro, Santa Maria da Boa Vista e Serra Talhada.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 30 de outubro, exclusivamente pela internet, por meio da Plataforma Seletar Concursos. A seleção não terá prova: a classificação será feita a partir da análise do histórico escolar ou documento equivalente, considerando notas de Língua Portuguesa e Matemática.

Das 1.632 vagas, 1.064 são para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, destinados a estudantes que estão concluindo o 9.º ano ou já concluíram o Ensino Fundamental. Nessa modalidade, são oferecidos os cursos de Agropecuária, Agroindústria, Alimentos, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Logística, Mecânica, Química e Sistemas de Energia Renovável.

Outras 424 vagas são para cursos técnicos subsequentes, voltados a quem já concluiu ou está concluindo o Ensino Médio. As oportunidades são para os cursos de Agricultura, Agropecuária, Edificações, Eletrotécnica e Segurança do Trabalho, com ingresso no primeiro ou no segundo semestre de 2027.

Há ainda 144 vagas para a Educação de Jovens e Adultos. O Campus Floresta oferece o curso técnico em Administração na modalidade Proeja, enquanto o Campus Petrolina conta com cursos de Eletricista Predial, Operador de Computador e Mestre de Obras na modalidade Proeja FIC. O processo seletivo contempla vagas de ampla concorrência e vagas reservadas para estudantes de escolas públicas, com subdivisões que consideram critérios de renda e a condição de candidatos pretos, pardos, indígenas ou quilombolas e de pessoas com deficiência, conforme as regras previstas nos editais.

PcD

Os candidatos que concorrerem às vagas reservadas para Pessoas com Deficiência (PcD) deverão apresentar, no ato da inscrição, a documentação comprobatória da condição declarada, conforme o modelo disponível no Anexo VIII dos editais ou documentação equivalente. Para candidatos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), os laudos e perícias médicas que comprovem a condição têm validade por tempo indeterminado. O resultado final do processo seletivo está previsto para 15 de dezembro de 2026, e as matrículas terão início em janeiro de 2027. Mais informações podem ser obtidas no site da instituição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários