IF Sertão-PE/Petrolina Campus Zona Rural consegue reduzir uso de água com novo sistema de irrigação

0
Footo/divulgação

O setor de Produção de Forragens do campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE recebeu, na última semana, a instalação de 1,20 hectare de irrigação com sistema de aspersão fixa.

De acordo com o professor e idealizador do projeto, Sebastião Costa, o sistema permite, além de maior economia no uso da água, calculada em cerca de 40 mil litros por hectare por dia. Ele explica que haverá redução no uso de fertilizantes e defensivos agrícolas e maior aproveitamento do tempo de trabalho do operador.

Por funcionar com baixa vazão e pressão, o sistema demanda ainda menor potência de bombeamento e, por conseguinte, menor gasto de energia elétrica.

Ainda segundo o professor, o esperado é que, durante o segundo semestre deste ano, seja concluída a instalação da irrigação do setor com mais 4,8 hectares do mesmo sistema de irrigação. “O campus está avançando na busca por racionalidade no uso de insumos e recursos naturais, e a substituição dos sistemas de irrigação é imperativa para alçar este objetivo”, garantiu. Com o sistema completo, ocupando a área de seis hectares, pretende-se que a economia de água seja de quase 100 milhões de litros por ano. As informações são da assessoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome