IF Sertão-PE de Petrolina terá maior auditório da região

7
Obras do novo auditório do campus Petrolina tiveram início em janeiro de 2018 e têm previsão de conclusão para março de 2019. (Foto: Divulgação)

O ano de 2019 começará com uma promissora novidade, não só para a comunidade acadêmica do Instituto Federal do Sertão de Pernambuco (IF Sertão-PE), como para toda a população da cidade de Petrolina. O Instituto irá presentear a região com um equipamento cultural totalmente novo, amplo e moderno, ideal para sediar grandes eventos e espetáculos. Tão amplo que, após inaugurado, será o auditório com maior capacidade de público em Petrolina, no Vale do São Francisco e no Sertão pernambucano.

De acordo com o projeto da obra, a área total construída será de 1.918,57 metros quadrados (m²) e o auditório terá capacidade para 620 espectadores. Serão dois pavimentos. No térreo, além do palco central, haverá dois camarins, ambos com toaletes; sala de instrumentos; poltronas para plateia; espaço para exposições científicas e artísticas; além de toaletes feminino e masculino.

Já no pavimento superior, estarão localizados a sala de projeção, uma lanchonete, foyer (que nas salas de espetáculos funcionam como locais de espera das atrações e espaço para coquetéis e coffe brakes), salão de convivência, Departamento de Material de Limpeza (DML) e toaletes feminino e masculino. O auditório do Campus Petrolina disporá de acessibilidade e contará com duas saídas de emergência.

O diretor do campus Petrolina, Fabiano Marinho, fala com otimismo sobre o novo equipamento cultural que surgirá na cidade em 2019. “Buscaremos parcerias com os poderes municipal, estadual e federal com vistas à melhoria do entorno do campus, em termos de infraestrutura viária e algumas obras complementares de saneamento, já que esse equipamento servirá não só à comunidade do campus, mas principalmente às populações de Petrolina e Juazeiro, que contarão com mais um espaço amplo e confortável para realização de grandes eventos e espetáculos culturais”, afirma.

Custos

De acordo com o engenheiro Helaelson Júnior, do Departamento de Infraestrutura (Deinf) da Reitoria do IF Sertão-PE, inicialmente a obra do auditório central do campus Petrolina foi orçada em R$ 3,02 milhões, com previsão de conclusão em dezembro de 2018. No entanto, foi necessário um aditivo no contrato e o custo total passou para R$ 3,16 milhões, com a previsão de finalização da obra ficando para março de 2019. De acordo com o técnico em Edificações do Deinf/Reitoria, Ebson Silva, responsável pela fiscalização da obra, aproximadamente 63% dos serviços já se encontram concluídos.

Entrega

Após a entrega da edificação, daqui a três meses e meio, ainda será necessária a instalação de ares-condicionados, poltronas, iluminação cenotécnica e sonorização. A direção do campus informou que esses projetos já estão sendo elaborados e que os equipamentos de climatização já foram lançados no Sistema de Controle das Aquisições de Bens e Serviços (Sicabs). A previsão é que o maior auditório do sertão pernambucano seja inaugurado no segundo semestre de 2019.

A reitora do IF Sertão-PE, Leopoldina Veras, destaca a importância do canal de diálogo que foi estabelecido com o Ministério da Educação, com vistas à execução de diversas obras na Instituição.

Tivemos várias conversas com o então diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e atual secretário da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Romero Raposo Filho, o que possibilitou a retomada de obras estruturais que estavam pendentes no campus Ouricuri. Conseguimos ainda viabilizar a construção das quadras poliesportivas dos campi Ouricuri, Floresta e Salgueiro; a construção da sala de professores e dos alojamentos dos estudantes no campus Petrolina Zona Rural, além da construção da subestação de energia e das obras de acessibilidade no campus Petrolina“, enumera a reitora, ao fazer um balanço das recentes realizações de sua gestão.

Somos gratos pelo empenho dos nossos servidores, cujo envolvimento e dedicação foram fundamentais para a conquista desses avanços“, conclui. As informações são da assessoria.

7 COMENTÁRIOS

  1. Deus abençoe o sertão e o agreste do Norte e Nordeste que a parceria entre Israel e o Brasil de certo . Fora partidos e políticos corruptos e omissos JÁ. o povo tem que se unir para fiscalizar e denunciar e o MPF ,STF, OAB E A PF CONTRIBUA COM PERNAMBUCO PUNINDO E BANIDO OS GESTORES CORRUPTOS E OMISSOS JÁ.

  2. CORRIJA AS BARRAGENS E CONSTRUA NOVAS BARRAGENS PARA O POVO DO AGRESTE E SERTÃO TER ÁGUA E EVITAR AS INUNDAÇÕES NAS REGIÕES . SE INVESTIR O AGRESTE E SERTÃO VAI CRESCER E AVANÇAR. ACORDA PERNAMBUCO JÁ. O POVO DEVE SE UNIR PARA DENUNCIAR OS POLÍTICOS E PARTIDOS CORRUPTOS E OMISSOS JÁ. MPF E OPERAÇÃO DA LAVA JATO JÁ. 0800 JÁ.

  3. PERNAMBUCO PRECISA DA INTERVENÇÃO DO MPF, OAB e da Lava jato JÁ o povo PERNAMBUCANO DEVE ACORDA JÁ. FORA CORRUPTOS E OMISSOS JÁ. 0800 JÁ denuncie OS CORRUPTOS e omissos JÁ.

  4. CORRIJA ás vias rodovias, as BRs as BARRAGENS e invista na SAÚDE PÚBLICA, SEGURANÇA PÚBLICA e na EDUCAÇÃO ONDE SÓ VEMOS PALIATIVOS e o povo omisso calado . ACORDA PERNAMBUCO Quer crescer e avançar tem que se UNIR e DENUNCIAR OS CORRUPTOS E OMISSOS JÁ. 0800 DO MPF, OAB, STF e PF JÁ. ACORDA PERNAMBUCO JA.

  5. O auditório principal da Igreja Verbo da Vida em Petrolina possui capacidade modulação de até 900 lugares (incluindo a galeria). Dotado de cadeiras acolchoadas, dois telões de LED, mesa de som e sala de vídeo transmissão com equipamentos modernos.
    Além de atividades da igreja local, sedia eventos regionais e nacionais (a exemplo da Conferência Maximize).

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome