IF Sertão-PE anuncia mudanças e aplicará novo método para seleção de estudantes

0
(Foto: Reprodução)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) acaba de anunciar mudanças para o Processo Seletivo 2020. Segundo a assessoria do Instituto, a partir deste ano, será aplicado um novo sistema de seleção para os cursos técnicos. As principais mudanças em relação às edições anteriores é que o processo não será mais realizado através de provas, mas sim por meio de análise do histórico escolar. Além disso, o certame será totalmente gratuito.

Outra novidade é que o PS unificará também a seleção para cursos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Os candidatos interessados em concorrer a uma vaga deverão cadastrar o histórico escolar no sistema online, no momento da inscrição.

No caso de quem se inscrever para os cursos do Ensino Médio Integrado ao Técnico, deverá anexar o histórico escolar do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental, inserindo notas das disciplinas de Português, Matemática, História e Geografia.

Já quem concorrer a uma vaga nos cursos Técnicos Subsequentes, deverá apresentar as notas das disciplinas de Português e Matemática, relativas ao 1º e 2º anos no Ensino Médio, ou ainda a nota no Exame Nacional de Ensino Médio.

Proeja

Para o Proeja, as notas necessárias serão as de Português e Matemática do Ensino Fundamental.

O método de seleção por meio da análise do histórico escolar já é utilizado por outras instituições, como o Instituto Federal da Paraíba, com sucesso. “O nosso objetivo é oportunizar a melhoria da formação da comunidade e abrir a possibilidade de que todos tenham uma chance de fazer parte do IF Sertão-PE, analisando o conhecimento adquirido ao longo da vida escolar. Além disso, o processo terá maior economia e celeridade”, afirmou a presidente da comissão do processo seletivo, Anna Wannessa Ferreira. De acordo com ela, o ideal é que os candidatos comecem a solicitar o documento nas escolas onde estudaram, devido ao tempo que as instituições poderão necessitar para fornecer os históricos. O sistema de cotas do processo seletivo continuará inalterado.

A previsão é que o edital do Processo Seletivo 2020, com as informações detalhadas do novo método de seleção, seja divulgado no mês de setembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome