Ícone do Sertão, Theatro Cinema de Triunfo chega aos 101 anos com programação gratuita

por Carlos Britto // 17 de fevereiro de 2023 às 21:00

Foto: Felipe Souto Maior/Secult-PE

Ícone do audiovisual e das artes cênicas em Pernambuco, o Theatro Cinema Guarany, localizado na cidade de Triunfo (Sertão do Pajeú), comemora 101 anos de história nesta sexta-feira (17). Gerido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), o equipamento cultural é um dos patrimônios mais importantes para o desenvolvimento da cultura e turismo no Interior.

Por conta do Carnaval e para marcar a data com uma celebração que o espaço merece, o monumento realizará uma programação cultural gratuita (confiram o serviço e a programação completa aqui), em parceria com a Prefeitura de Triunfo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, nos próximos dias 24 e 25 de fevereiro. As atividades terão exibição de documentários, curtas produzidos por estudantes e apresentações musicais e teatrais.

Além de ser um belíssimo patrimônio arquitetônico, tombado a nível estadual, o Theatro Cinema Guarany faz parte da memória afetiva da população de Triunfo e de vários pernambucanos que ali vivenciaram muitos momentos especiais. Hoje ele integra o conjunto de equipamentos culturais sob a gestão da Fundarpe e que trazem um grande desafio que é fazer com que estes espaços se tornem difusores de cultura e que sejam locais de celebração da cultura o ano todo“, comenta Renata Borba, presidente da Fundarpe.

O Theatro Cinema Guarany completa 101 anos, um berço do Festival de Cinema de Triunfo, uma arquitetura clássica maravilhosa diante daquela exuberância que é o Sertão, a partir dessa cidade linda que é Triunfo. Parabéns para o Theatro Cinema Guarany“, comemora Silvério Pessoa, secretário Estadual de Cultura.

Na sexta-feira (24), serão realizadas duas sessões, às 8h e às 9h30, com exibição do documentário Theatro Cinema Guarany – uma viagem no tempo e 13 curtas produzidos em Triunfo por meio do Programa de Iluminação Cultural do Instituto Neoenergia com os alunos da rede pública de ensino.

A gestão do equipamento cultural articulou com a Secretaria de Educação de Triunfo para receber, durante as sessões da manhã na sexta-feira (24), turmas das Escola João Luiz e Escola São Vicente, ambas ligadas a rede pública municipal de ensino. Todos os filmes foram produzidos por estudantes e esta será a segunda vez que serão exibidos no local.

A sessão das 19h terá os documentários ‘Theatro Cinema Guarany – Uma longa história’ e ‘Chico santeiro – Do Homem ao Santo’, produzidos pelo Cine Clube Caretas, de Triunfo. Também serão exibidos os documentários ‘O segredo de Jacobina’, de André Pádua, e ‘Tiro no pé’, de Pedro Oliveira Jr. e Melchiades Montenegro. Além disso, está na programação o curta Entra, Lua, a Casa é sua, com produção da Mont Serrat Filmes.

No sábado (25), haverá um evento de celebração, às 19h, com apresentação musical de Renata Lima e Ballet Popular de Triunfo, do Guarany contos e causos – Guardiões do Guarany e show do Amigos do Guarany.

O equipamento

Quem for visitar o município de Triunfo vai encontrar um Theatro Cinema Guarany restaurado e requalificado. De arquitetura neoclássica e construída em 1922, a edificação é um ícone do audiovisual e das artes cênicas no interior do Estado e uma das principais atrações turísticas do sertão pernambucano. Construído pelos irmãos Manoel e Carolino Siqueira Campos, o Guarany segue sua história luminosa, reforçando a missão de centro cultural do sertão e ampliando seu já riquíssimo valor como patrimônio e cartão-postal de Pernambuco. É lá que também acontece boa parte da programação do Festival de Cinema de Triunfo, um dos festivais mais importantes do país.

Ícone do Sertão, Theatro Cinema de Triunfo chega aos 101 anos com programação gratuita

  1. Francisco Lopes disse:

    A Estação Ferroviária de Petrolina da Estrada de Ferro Petrolina-Terezina (EPT) completa esse ano seus 100 anos, e até agora não vejo o município, nem as Secretarias de Turismo e de Cultura anunciar algum evento acerca desse marco que foi tão importante para nossa cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários