HU-Univasf receberá laboratório de tecnologia tridimensional

por Carlos Britto // 23 de outubro de 2022 às 16:28

Foto: Ascom HU-Univasf/divulgação

O Hospital Universitário (HU) da Univasf (HU-Univasf/EBSERH) receberá, em breve, um relevante impulso relacionado à inovação em saúde. Trata-se do Laboratório de Tecnologia 3D (Labtec-3d), resultado de um projeto contemplado por recursos da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), por meio do Lócus de Inovação em Saúde de Petrolina – consórcio do qual o HU faz parte.

A impressão de peças anatômicas tridimensionais é uma das potencialidades da iniciativa para a análise de casos de pacientes e assertividade cirúrgica nas áreas de traumato-ortopedia, cirurgia bucomaxilofacial, cirurgia vascular e neurocirurgia. Com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação da Univasf, as ações de ensino e pesquisa científica possibilitarão o desenvolvimento de novos materiais a serem utilizados futuramente como substitutos ósseos e coberturas de lesão em pele, por exemplo.

O pleno funcionamento do Labtec-3d está previsto para o primeiro semestre de 2023, nas dependências da Policlínica do HU-Univasf. Na ocasião, os primeiros equipamentos estarão disponíveis, estimulando, entre outras atividades, a impressão de protótipos e modelos 3D poliméricos ou em bioresina. Ademais, a articulação da equipe de pesquisadores proporcionará soluções inovadoras voltadas ao cuidado de pacientes, em consonância com as necessidades derivadas do perfil assistencial do HU, que é unidade de referência para atenção a urgências e emergências que incluem politraumatismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.