O Hospital Universitário (HU)-Univasf está com a Campanha ‘Junho Vermelho’, reforçando a importância da doação de sangue durante todo o mês em Petrolina. A ação, realizada em parceria com a VIII Geres e Hemope, busca envolver acompanhantes, familiares de pacientes e colaboradores da unidade hospitalar para ampliar o número de doadores e fortalecer os estoques do hemocentro local.
A iniciativa acontece em todo o Brasil neste mês, que é dedicado à doação de sangue, e culmina no Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho. Instituída há 20 anos pela Assembleia Mundial da Saúde, essa data tem o objetivo de estimular novos doadores e agradecer a todos que contribuem para essa causa tão importante e contínua. Apesar da importância da doação, a falta de informação e mitos ainda dificultam a adesão de novos doadores. Por isso, a campanha também promove ações informativas para esclarecer dúvidas e mostrar o impacto positivo da doação regular.
O Comitê Transfusional do HU-Univasf está sensibilizando cirurgiões, residentes e equipes para incentivar a doação por parte de familiares de pacientes internados, além de mobilizar os colaboradores para ajudar a manter o estoque do hemocentro abastecido. O sangue doado é essencial para diversos procedimentos hospitalares, emergências e tratamentos.
Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos (a primeira doação deve ser feita até os 60 anos), pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. O processo envolve uma triagem rigorosa para garantir a segurança de doadores e receptores, incluindo testes para doenças transmissíveis.