HU-Univasf investe mais de R$ 1 milhão para setor de diagnóstico clínico e de imagens

0
Foto: Ascom/divulgação

O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) em Petrolina investiu mais de R$ 1 milhão em equipamentos para o setor de diagnóstico clínico e de imagens. Os recursos foram liberados através do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF). A unidade médica vem, ao longo dos últimos três anos, renovando e ampliando o seu parque tecnológico e executando melhorias na infraestrutura física. Os investimentos têm por objetivo oferecer um atendimento de maior qualidade à população.

O processo de modernização do aparato tecnológico começou no ano de 2015, com a compra de equipamentos para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e para o centro cirúrgico. Também foram sendo adquiridos mais instrumentos de suporte à vida para a Sala de Emergência, entre outros aparelhos para diversos setores do hospital.

No último mês de março, o HU realizou um procedimento inédito para a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) no Vale do São Francisco: a Colangiopancreatografia Retrograda Endoscópica (CPRE), técnica utilizada juntamente com a endoscopia digestiva e a imagem radiológica para diagnosticar e, principalmente, tratar doenças associadas ao sistema biliopancreático.

Segundo o médico endoscopista do HU, Vladimir Meireles Filho, “a CPRE nos permite, na mesma sessão, detectar e tratar anomalias da árvore biliar e/ou do canal pancreático principal, podendo, por exemplo, extrair cálculos e colocar próteses”, explica. O Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT) do hospital vem evoluindo de maneira significativa. Além da CPRE, o serviço de endoscopia agora, tem à disposição kits de ligadura elástica, utilizadas no tratamento das varizes de esôfago e logo chegarão mais insumos como: os kits de gastrostomias endoscópicas, hemoclipes e balões de dilatação. As informações são da assessoria.

Foto: Ascom/divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome