HU tem serviço psicológico para reduzir impactos em pacientes acidentados

por Carlos Britto // 30 de maio de 2023 às 15:00

Foto: Ascom HU-Univasf/divulgação

Como este Blog mostrou recentemente, o Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/EBSERH), em Petrolina, continua recebendo muitas vítimas de acidentes de transporte terrestre. Só no primeiro trimestre deste ano foram 1.973 vítimas atendidas, sendo 1.494 de motocicletas, 192 de bicicletas e 96 de carros. 

Referência em politraumatismo, o HU é também unidade sentinela de notificações destes acidentes no estado de Pernambuco, cujos dados alimentam a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

O atendimento do hospital objetiva dirimir os impactos para o paciente nos mais diversos âmbitos, por isso a importância da atuação de uma equipe multiprofissional. “O acompanhamento enquanto estão internados é voltado não só para o paciente, mas se estende também à família“, reforça Alecrides Alencar, psicóloga do HU-Univasf.

Os pacientes recebem assistência psicológica de acordo com o que demandam. “Alguns deles são casos que envolvem morte que ainda não é de conhecimento do paciente, seja da sua família ou da outra família que foi envolvida, que precise ter a comunicação de más notícias; quando há amputações traumáticas ou que aconteceram com a evolução do quadro clínico; se tem uma demanda psicossocial por envolvimento com uso e abuso de substâncias lícitas e ilícitas, que podem, inclusive, ter sido a causa do acidente; quando há trauma psíquico por conta do longo período de internação, distância familiar e outros“, elencou a psicóloga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários