Hospital Universitário realizará simpósio sobre segurança do paciente no Vale do São Francisco

0

O Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) realizará, entre os dias 17 e 19 de abril, o 1º Simpósio de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do Vale do São Francisco. O evento acontecerá no auditório da biblioteca da Univasf Campus Sede, em Petrolina. A programação inclui palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos, minicursos e workshops.

Com o mote “Excelência do fator humano para a segurança do paciente”, o evento visa a promover discussões, trocas de experiências e conhecimento científico sobre a segurança do paciente – um dos pilares da gestão moderna em saúde. O tema será abordado em todo o seu contexto de aplicabilidade, seja acerca da tecnovigilância (manuseio, uso e finalidade dos materiais e equipamentos hospitalares), da implementação dos desafios globais propostos, do gerenciamento de risco, do ensino e pesquisa e da gestão da segurança do paciente em ambiente de saúde.

As inscrições são gratuitas e seguem abertas até o início de abril para ouvintes, e até o fim de fevereiro para aqueles que desejarem submeter trabalhos, sendo realizadas através do site do evento (www.svssphuunivasf.wixsite.com/svssp-huunivasf). Lá, também estão disponíveis a programação completa e demais informações.

Além de contar com profissionais atuantes no HU-Univasf, o simpósio receberá convidados da Universidade de Pernambuco (UPE), do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG) e do Hospital Paraná. A comissão organizadora espera atrair participantes dos hospitais universitários filiados à EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), além de mobilizar profissionais, estudantes, pesquisadores, gestores em saúde, unidades de saúde e demais interessados.

O evento reforça ainda a campanha ‘Abril pela Segurança do Paciente,’ mês em que o Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), no ano de 2013, contribuindo para a qualificação do cuidado em saúde em todo o país.

EBSERH

Desde janeiro de 2014, o HU-Univasf faz parte da Rede EBSERH. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a EBSERH atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não-filiadas à empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

1 × três =