Hospital Universitário de Petrolina: 9 UTIs fechadas e milhares esperando na fila

5
Hospital Universitário de Petrolina. (Foto: Divulgação)

O Hospital Universitário (HU) de Petrolina está com nove Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) fechadas. A informação foi compartilhada pelo administrador e especialista em gestão pública e consórcios, Valdemar Borges. Em entrevista ao Programa Carlos Britto, na Rural FM, hoje (22), ele disse que essa informação foi repassada pelo próprio superintendente do HU, Ronald Mendes, durante uma reunião realizada recentemente que debateu sobre a Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco (Rede PEBA).

Valdemar Borges. (Foto: Blog do Carlos Britto)

Ele [Ronald] fez uma explanação na última audiência pública voltada à Rede PEBA, no Ministério Público Federal. Ele colocou como se estivesse clamando ‘por favor, me ajude’. Hoje, você ficar na fila da UTI significa você ficar com um pé dentro e outro fora. Quando você leva um paciente à UTI é uma situação crítica. E ele clamou, dizendo que está precisando de material humano para montar uma equipe e fazer funcionar e atender inúmeros pacientes que estão na fila”, disse Valdemar, que ainda destacou diversos outros temas ligados à gestão de consórcios públicos (assistam aqui).

5 COMENTÁRIOS

  1. Até quando a sociedade ficará calada, frente a este descaso com a saúde pública. Este hospital eu já havia cognominado de depósito de pobre.E agora com qual nome eu devo batizá-lo?.

  2. Você percebe que trata-se de uma notícia espetaculosa e que o cidadão especialista em gestão pública não sabe a diferença entre uti e leito de uti. O HU só tem 1 uti. Existem sim leitos bloqueados administrativamente, mas por falta de recursos humanos. Ao invés de apontar problemas, precisamos unir forças políticas de nossa região pra ter ações reais e práticas. A saúde de alta complexidade segue negligenciada há muitos anos! Investir apenas em saúde básica não resolverá o problema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome