Hospital Universitário agora conta com equipamentos para realizar exames cardiopulmonares

1
(Foto: Ascom HU/Divulgação)

O Hospital Universitário (HU) de Petrolina agora conta com equipamentos de última geração empregados em exames para avaliação de desempenho cardiopulmonar. A unidade investiu R$ 240 mil na aquisição de aparelhos para a realização de testes ergométricos e ergoespirometrias. Os recursos foram disponibilizados através da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A ergoespirometria, também chamada de teste de esforço cardiopulmonar, é feita através de esteira e a análise gasométrica ocorre com auxílio de uma máscara facial. Durante todo o exame, o paciente é monitorizado por eletrocardiograma, oxímetro de pulso e medidas da pressão arterial. Trata-se de um procedimento que avalia o desempenho físico máximo do paciente e mede a resposta dos sistemas cardiovascular, muscular e pulmonar durante o esforço.

De acordo com o coordenador da residência em cardiologia da Univasf, Antônio Marconi, o HU é o único hospital público de Pernambuco que oferece ergoespirometria. O médico ainda explicou a utilidade do teste para os pacientes cardiopatas que desejam praticar exercícios físicos. “É um equipamento que nos dá vários parâmetros para determinar os limiares do esforço. Ele permite liberar com maior segurança aquele paciente que infartou ou que tenha uma insuficiência cardíaca e quer iniciar uma atividade física”, disse.

Teste ergométrico

O teste ergométrico é utilizado para a avaliação ampla do funcionamento cardiovascular, quando submetido a esforço físico gradualmente crescente, em esteira rolante. São observados os sintomas, os comportamentos da frequência cardíaca, da pressão arterial e do eletrocardiograma antes, durante e após o esforço. É usado, principalmente, para avaliações de suspeitas de isquemia miocárdica.

Os equipamentos estão em funcionamento na Policlínica desde abril de 2019. Além dos testes ergométricos e ergoespirométricos, a unidade também oferece Holter-24h, Looper e Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial (MAPA). Já foram realizados 137 exames em pacientes encaminhados pelo ambulatório de cardiologia.

1 COMENTÁRIO

  1. Acompanho minha mãe que é paciente da policlinica da univasf. E só tenho a parabenizar toda a equipe, em especial a equipe de cardiologia. Fico muito feliz quando vejo os avanços conquistados pela policlinica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome