HDM promove capacitação de médicos e estudantes sobre tratamento de Calazar

0

palestra HDMCapacitar médicos e estudantes sobre o tratamento de Leishmaniose (ou Calazar). Este foi o objetivo de uma palestra ministrada pela pediatra Anaísa Soares, no Hospital Dom Malan (HDM)/Imip, na última sexta-feira (13). A especialista também participou recentemente de uma capacitação de médicos em Manejo Clínico de Pacientes com Leishmaniose, promovido pelo Ministério da Saúde. Somente dois médicos de cada estado do país foram escolhidos para participar do curso.

“O HDM é referência para o tratamento de Calazar no Norte da Bahia e Sertão de Pernambuco e essas informações transmitidas aos médicos e estudantes que atuam aqui é de grande relevância para a atualização profissional e garante um atendimento de qualidade aos nossos usuários”, destacou Anaísa.

Segundo a pediatra, apesar de ser uma doença conhecida, a Leishmaniose vem aumentando sua incidência e letalidade ao longo dos anos.  “O Calazar ou Leishmaniose Visceral é a infecção sistêmica causada pela Leishmania Infantum e manifesta-se com sintomas como febre prolongada, aumento do fígado, do baço e anemia. A doença é transmitida por meio da picada de um inseto popularmente conhecido como mosquito-palha. É uma doença que costuma se desenvolver em cães, podendo ser transmitida ao homem”, explica a pediatra.

A médica residente em Pediatria, Ana Paula Nascimento, ressaltou a importância do curso. “A palestra foi excelente e trouxe um novo olhar sobre uma doença antes considerada restrita a regiões mais carentes. O ganho para os participantes é inquestionável e com certeza se refletirá no atendimento prestado”, declarou.  (Foto: Ascom HDM/divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

20 − dezenove =