Hospital de Campo Formoso passará a realizar cirurgias ortotraumáticas

por Carlos Britto // 09 de fevereiro de 2022 às 19:36

Foto: Sandra Travassos/ALBA

Em Campo Formoso, no norte da Bahia, a população local e da região irá contar com o serviço de cirurgias ortotraumáticas no Hospital São Francisco (HSF), mantido pela Santa Casa de Misericórdia. Um convênio com esse intuito foi assinado ontem (8) pela direção do hospital com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), através de emenda parlamentar do presidente da Assembleia Legislativa (ALBA), deputado Adolfo Menezes, no valor de R$ 280 mil.

Ele esteve acompanhado no ato pela sua irmã Rose Menezes, ex-prefeita de Campo Formoso, pela presidente da Santa Casa, Ana Cláudia Rapatoni, e pela diretora administrativa do HSF, Dora Nunes.

Os acidentes, principalmente com motocicletas, representam 40% de todas as internações hospitalares na Bahia. É uma epidemia mundial, infelizmente. O Arco C Ortopédico, que será instalado no Hospital São Francisco, vai permitir que sejam realizadas cirurgias de baixa e média complexidade em ortopedia e traumatologia, reduzindo absurdamente as transferências de pacientes para outros hospitais de outros municípios, como Salvador, Juazeiro (BA) e Petrolina (PE)”, destaca a médica Tereza Paim, que representou a secretária Adélia Pinheiro na assinatura do ato.

“É uma contribuição para a melhoria da qualidade da Santa Casa de Campo Formoso e região, dentro da política de investimentos gigantescos que o governador Rui Costa está fazendo na saúde pública da Bahia, com novos hospitais e policlínicas. O principal benefício do arco cirúrgico ortopédico é fazer com que o paciente seja atendido em tempo hábil para correção da fratura, reduzindo as filas dos que aguardam as cirurgias em trauma e ortopedia”, declara o chefe do Legislativo estadual, Adolfo Menezes.

Contrato

Pelo contrato assinado com o governo do Estado, a previsão é que sejam realizadas até 109 cirurgias por mês.

O equipamento deve ser instalado nos próximos dias, para que comecem a ser realizadas as cirurgias. Temos uma grande demanda reprimida e essa iniciativa é fundamental para que possamos melhorar ainda mais o atendimento que prestamos, sendo 90% de pacientes do SUS. A iniciativa do deputado Adolfo Menezes e o grande trabalho na saúde realizado pelo governador Rui Costa resultaram nesta parceria que beneficia muito a população de Campo Formoso e de toda a região“, analisou a presidente da Santa Casa, Ana Cláudia Rapatoni.

A diretora administrativa do HSF, Dora Nunes, lembrou que o governo do Estado, no ano passado, ativou dez leitos de terapia intensiva (UTI) e dez leitos clínicos exclusivos no hospital para atendimento de pacientes com Covid-19. “Agora o atendimento será voltado essencialmente para beneficiar pacientes do SUS encaminhados pela Central de Regulação do Estado, com fraturas de membros inferiores e superiores, com necessidade de se submeterem a cirurgias de ortopedia e traumatologia“, explicou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.