Homenagem: Projeto Pontal pode passar a ser denominado Deputado Osvaldo Coelho

por Carlos Britto // 27 de novembro de 2018 às 14:28

O Projeto de Irrigação do Pontal, em Petrolina, pode passar a ser denominado Projeto de Irrigação Deputado Osvaldo Coelho. É o que determina o Projeto de Lei do Senado (PLS) 711/2015, aprovado nesta terça-feira (27) na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

O Projeto de Irrigação do Pontal é de responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e irá irrigar, quando totalmente implantado, uma área estimada em 7,7 mil hectares em Petrolina.

Na justificação do projeto, o autor, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), sobrinho do homenageado, descreve a trajetória do deputado, eleito por três vezes para a Assembleia Legislativa de Pernambuco e oito vezes para a Câmara dos Deputados, sendo conhecido no sertão pernambucano como o “deputado da irrigação”.

O relator, senador Pedro Chaves (PRB-MS), é favorável ao projeto e apresentou apenas uma emenda de redação. De acordo com Pedro Chaves, “nada mais justo do que homenagear o incansável lutador pelo desenvolvimento do sertão de Pernambuco”. Cristovam Buarque (PPS-DF) também mencionou a persistência, calma e determinação com que o ex-deputado conquistava seus objetivos, como a própria implantação do Projeto Pontal.

Análise

A proposta, aprovada por unanimidade com 13 votos, é terminativa na comissão e segue para análise na Câmara dos Deputados, se não houver recurso para avaliação em Plenário. Caso sancionada, a lei passa a valer na data de publicação no Diário Oficial da União. (Com informações da Agência Senado)

Homenagem: Projeto Pontal pode passar a ser denominado Deputado Osvaldo Coelho

  1. Defensor da liberdade disse:

    Não sei por que essas homenagens à políticos, a obra não foi feita com dinheiro deles, por que não homenageiam pessoas da comunidade sem ligação com política? Além do mais uma afronta esse canal, só gente rico ganhou lote lá, os pobres se danaram de pagar impostos para rico ganhar mamata do governo, é brincadeira, tá na hora de fechar essa CODEVASF, e adotar o modelo de CEPAC para a irrigação, como ocorre em Israel.

    1. JOAQUIN TEIXEIRA disse:

      Muito mimimi. Petrolina não era nada antes dos Coelhos.

      1. Defensor da liberdade disse:

        Isso é que eu chamo de mentalidade derrotista kkkkk eu não me espanto nem um pouco com a pobreza deste país, quando olho para gente como Joaquin kkkkkkk

  2. OTAVIO disse:

    Nada mais justo e mais justo ainda que a ocupação espacial do Projeto, fosse feita conforme sonho do Próprio Deputado Osvaldo Coêlho, isto é, que os Lotes de Pequenos Produtores fossem distribuídos entre aqueles que venderam as suas terras para a implantação do Projeto, pois essa era a primeira condição para a venda das terras e compromisso assumido pela CODVASF conforme Audiência Pública em Uruás, com as presenças de todo o Staf do CPRH de Pernambuco (vinte e um integrantes), mais os moradores da área e que venderam suas terras, representantes da CODEVASF, Sindicato Rural, Câmara de Veradores etc.etc. O sonho do Deputado Osvaldo Coêlho, era tornar prósperos os menos assistidos, tornar prósperos o homem do campo. Esse Projeto, desde 2002 já poderia estar produzindo, pois a área destinada a lotes Empresariais entre 30 e 70 hectares já estava pronta, infelizmente maus governantes, negociantes da coisa pública atrasaram o Projeto.

  3. Roberto disse:

    Se pelo menos inaugurassem esse projeto… Mas até agora não passa de uma estrutura grandiosa, onde foram investidos vultosas quantidades de recursos públicos que estão largadas e sem uso, servindo a aproveitadores que invadem as terras e roubam a água dos canais.

  4. Aldenicio Lino disse:

    Só melhorando o discurso! Ninguém ganhou lotes do Projeto Pontal , houve uma licitação pública com critérios bastante excludentes sendo assim os vencedores irão receber a terra e terão de pagar conforme preço que cada um colocou. Eu estou na lista: não sou rico, sou filho de agricultor de sequeiro; por ter conseguido pontuar estou lá e conheço muita gente que estar também é não tem dinheiro para comprar um lote a vista. A choradeira da moçada é porque não entregaram os lotes a políticos para entregar aos amigos. Com este critério foram muitos os projetos irrigados e o modelo não deu certo é tanto que poucos lotes do Nilo coelho pertencem a quem recebeu ou a sua família. Pode até estar errado o atual modelo, mas os anteriores também estavam; na falta de melhor sugestão é ver se este será melhor que os demais.

  5. Paulo Teógens Ferreira de OLiveira disse:

    Parabéns ao Senador Fernando Bezerra, justa homenagem ao ex. Dep. Osvaldo Coelho, foi um bravo defensor desse projeto, que desde de sua concepção travou várias batalhas para que se tornasse uma realidade e hoje vai contribuir com a economia de Petrolina acrescentando outros valores ao seu PIB do agronegócio e gerando mais empregos e renda para o seu povo. Tenho certeza que na hora que esse projeto começar a produzir, ele onde tiver vai está com aquele sorriso e dizendo deu certo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários