Em Ouricuri (PE), Sertão do Araripe, uma Guarnição da Guarda Civil Municipal (GCM) prendeu um homem, nesta quarta-feira (26), por portar arma de fogo falsa e causar pânico no Centro da cidade. Segundo o boletim, a equipe foi acionada por populares sobre um suspeito que supostamente estaria armado.
Após ser localizado e detido, ele foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil (PC) local, para as providências cabíveis. Ele pode responder por contravenção penal (Artigo 42 da Lei das Contravenções Penais, no que se refere à perturbação da tranquilidade).
Além do equipamento adequado, o número de agentes disponíveis é um fator determinante para a eficiência da GCM. Um efetivo insuficiente pode comprometer a capacidade de resposta da corporação, dificultando o patrulhamento preventivo, a fiscalização de espaços públicos e o atendimento a ocorrências emergenciais. Em muitas cidades, o déficit de guardas municipais sobrecarrega os profissionais em serviço, prejudicando a qualidade do atendimento à comunidade.