Homem é detido após quebrar porta da UPA 24h de Petrolina com marreta; unidade envia nota de repúdio

27
Foto: Ascom UPA/divulgação

Um homem que acompanhava um paciente até a Unidade de Pronto Atendimento de Petrolina (UPA 24h) foi preso após praticar um ato de vandalismo no local. Segundo informações da assessoria da unidade médica, ele quebrou a porta da entrada de emergência com uma marreta.

O acusado foi autuado em flagrante e conduzido à delegacia, onde ficou detido após o testemunho de um profissional da UPA 24h,  que presenciou o fato.

Em, nota a direção lamentou o ocorrido, manifestando seu repúdio:

A direção da UPA 24h de Petrolina condena veementemente o ato e vem a público repudiar tal conduta, que atinge o patrimônio público e atenta contra a integridade física dos funcionários, pacientes e demais acompanhantes. Esta Unidade presta um serviço de excelência à população de Petrolina e região, e tem seu serviço considerado bom/excelente por 75% dos seus usuários.  Os profissionais que estão de plantão neste carnaval deixaram suas famílias, o descanso e a diversão para cuidar da saúde das pessoas que precisam e, portanto, merecem no mínimo respeito. Atentar contra o patrimônio público de uma instituição de saúde é crime, eticamente condenável e humanamente desonesto. A UPA 24h é do povo e para o povo. E cabe a cada cidadão zelar por este serviço de saúde.

UPA 24h/Direção

27 COMENTÁRIOS

  1. Não estou defendendo esse ato de forma nenhuma e desaprovo essa atitude…Um certo dia estava esperando atendimento com muitas dores nas costas e estômago e assim que cheguei já se encontra um rapaz gritando de dor vomitando e por sinal sangue também e passava funcionários pra lá e pra cá e nem.p o rapaz olhava nós que estávamos esperando atendimento já estávamos agoniados o rapaz se esperava se jogava no chão deitava e levanta e continuava a gemer e vomitar sangue e algumas pessoas se manifestaram para o rapaz ser atendido com urgência e.poe isso mesmo ficava resultado o rapaz só foi atendido depois de muito tempo!!! Fiquei chocada com a frieza das pessoas daquele plantão! Agora… Nada justifica quebrar uma porta!!! Cada um sabe onde seu sapato aperta

      • Talvez falta de humanidade dos funcionarios tenha causado isso.Nunca vi pessoas tao frias e mal educadas parecem q estao la nos fazendo um favor so q esquecem q quem paga o salario deles somos nos.O desesperador ver alguem seu doente precisando de ajuda e quem pode dar essa ajuda ou pelo menos tentar amenizar o sofrimento nao ta nem ai.

      • Sou profissional da saude,e estudante de direito,e por conhecer e “usar o sistema”,posso afirmar sem sombra de dúvidas q é muito omisso,e chega a ser criminoso.
        É necessário avaliar o caso,mas parece ser um ato desesperado de quem “atentou” contra a porta de vidro,talvez por está cansado dos abusos cometidos na unidade.
        Certa vez tive q gravar,e ao notar minha açao,as profissionais voltaram ao seu posto,e começaram a trabalhar,foi quase uma hora de espera,e elas falando ao Whatsapp.
        Venho aqui pedir q esse diretor,faça seu papel como manda a lei,e como manda o povo,o seu patrão, e fiscalize o serviço,e deixe de ser omisso,q também é crime.
        Tem q acabar a “mamata”,a “folga” e os crimes cometidos por funcionários públicos,é necessário entender q são pagos pra trabalhar,e trabalhar pra o povo.
        Fiscalize vc também!

        • Concordo plenamente com você,certa vez ameacei chamar repórteres por que o maqueiro não queria me ajudar a colocar meu cunhado deficiente em uma poltrona,pois as pernas dele já estava roxas,devido ele não poder esticar as mesmas.
          Infelizmente a UPA deixa muito a desejar,ou melhor alguns funcionários,mais desde de já deixo claro que lá tem médicos excelentes.

    • Que não seja justificável a atitude do rapaz, mas o atendimento da UPA além de péssimo ainda temos que suportar o mal humor desses profissionais que deveriam estar lá por amor a profissão que escolheram… lembrando também que as pessoas que necessitam de atendimento não estão lá passeando e sim porque precisam além de que os nossos impostos é quem paga o salário deles.

  2. É uma falta de respeito mesmo nessa upae chegar um paciente morrendo vc si quer pod3 acompanhar tem que esperar lá fora pra não ver eles matando o paciente lá dentro pra não ter testemunhas si ele quebrou com certeza foi atendido mal lá e um absurdo

  3. Realmente nada justifica mais o atendimento esta6precario não seio se realmente são médicos ou estudantes de medicina os técnicos enfermagem são grossos arrogantes com os mais jovem e idosos precisa de uma fiscalização pois não somos cobaias .senhor prefeito lhe Casimiro muito mais dele pelo seus eleitores. Agradeço

    • Querida, a UPA 24H é gerida pelo estado de pernambuco (Paulo Camara); assim como as UPAS de todas as outras cidades de Pernambuco; Os prefeitos nao possuem autonomia ou gestao direta sob as UPAs!

  4. Nada justifica o vandalismo, mas o atendimento alí demora muuuito. É bom, tem ótimos profissionais cuidando do povo, mas são horas sentado ou em pé aguardando atendimento e a depender da situação do paciente, isso gera revolta em quem está
    como acompanhante!

  5. Tem médico da upa que são estelionatários estão defendendo seus interesses particulares encaminhado paciente pro tratamento particular isto aconteceu comigo fiquei revoltado

  6. Também não concordo com esse tipo de conduta mais alguma coisa teve pra esse rapaz chegar a esse ponto(Não citado na reportagem) .mas também não concordo com essa parte que a direção fala que os funconarios deixaram suas casas e familiares pra está la atendendo o público estão trabalhando ação de graça que bom ou estao la por causa que é seu trabalho e dependem dele pra sustentar sua familia por vontade própria creio eu que não seja.””””

    • Não tenho nada contra a upa foi so uma opinião pra mim as vezes que precisei do atendimento de la foi ótimo excelente (bons profissionais ) um dos melhores locais de urgência

  7. Caro Manoel Luiz, pois em anos que moro em Petrolina, o senhor é a primeira pessoa que diz ter sido bem atendido na UPA, graças a Deus tenho um plano de saúde, mais já precisei levar meus pais até lá, e o que tenho a dizer é que se o caso for grave pode passar antes no saf, pois o descaso e a demora são demais, parece que estamos pedindo um favor, profissional de medicina tem que trabalhar por amor a profissão e não só pelo salário, e outra todo mundo que trabalha em hospitais seja publico ou privado, trabalha por escala e entra consciente disto, até mesmo os concursados, e são compensados pelos trabalhos aos finais de semanas e feriados, não estão lá de graça e nem fazendo favor não, agora se quer ficar em casa no feriado é só pedir conta, tem um monte de gente precisando de emprego, e tenho certeza que para esse rapaz ter feito isto, boa coisa não fizeram com ele, e digo mais se eu fosse ele não tinha quebrado a porta não, tinha quebrado era a cara de quem maltratasse um ente querido meu que estivesse precisando de socorro.

  8. Já foi com um pessoa, e o atendimento foi horrível.como pode dizer quer é ótimo atendimento. Um descaso com as pessoas e acompanhantes.Trabalho em instituição e sempre tentamos sempre atendente bem, os que chegam aflitos ouvi tenta da outra solução se n pode atende seria bom. Não olha com olha de desprezo.

  9. Precisamos saber a outra versão. Acho digno o blog mostrar os dois lados e não apenas um. E de fato como todo trabalho requer renúncias, médicos, enfermeiros não estão hoje na “folia” curtindo o Carnaval, porque optaram. Foi uma questão de escolha… (enfermeiro por amor/médico por amor) Só status. Lamentável!

  10. Ser médico hoje em dia tornou-se profissão de usura por dinheiro e status. E a enfermagem é o quebra galho de qualquer frustrado. E o resultado é esse. Vão pelo dinheiro e esquecem totalmente que estão lidando com vidas humanas. Por isso vemos cenas como essas de vez em quando. Lamentável saber que as pessoas se tornaram frias e insensatas com a dor alheia e visam apenas o dinheiro. Triste fim da humanidade.

  11. Excelente? Aonde?Mim polpe.Diz que repudia atitudes assim.Repúdio é a falta de humanização perante os pacientes. Fiz um curso técnico para trabalhar na saúde, desistir. Nos meus estágios tinha nojo dos profissionais que estavam a trabalhar nas unidades de pronto atendimento .So moro nesse país por não ter condições de ir para outro.Detalhes :”Se o paciente chegar gritando de dor,as técnicas dizem:Deixe de escândalos, vou deixar você por último. Essas sao as palavras dita pelos profissionais na hora de fazer a administração do medicamento.

  12. Essa é uma atitude de ignorante provavelmente os filhos dele tambem agride o professor em sala de aula.quem está frente dos seviços de base no serviço público como:educaçâo,saúde e segurança nâo tem nada a ver com situaçâo de caos politico em que se encontra o país.se essa pessoa quer descontar sua frustaçâo em alguem procure o politico que ele votou, que ninguem , sabe as dificuldades que passa um profissional de saúde, segurança ou educaçâo.Nós temos que apreender que nâo temos só direitos , que temos tambem que zelar pela coisa pública e cobrar de quem de fato esta no topo da administraçâo pública.

  13. PETROLINA AVANÇA, o povo está avançando mesmo viu, avançando em cima de raiva, a violência não justifica nada porém quase que todos comentam o mal atendimento dessa UPAE, pelo amor de Deus.
    Os funcionários médios aí estão apenas pela estabilidade do trabalho mais nada, essa conversinha de que está na área da saúde por amor as vidas é balela, .
    O cara ninguém escuta só bate, tá na hora de Petrolina avançar mesmo, na UPA , na câmara , na prefeitura, na Compesa há Compesa …..

  14. Triste realidade esses atendimentos de médicos, enfermeiros em hospitais (Não generalizando) maaas é cada sufoco que pacientes passam. Muitos que se dizem profissionais são frios, não tem mais a sensibilidade de socorrer os que necessitam, tanto médicos, governos, presidentes, nisso o país querendo ou não em cada canto se revolta, um ou outro se revolta por conta de tanta desorganização em cada local público que tem que prestar o seu bom serviço, já trabalhamos, pagamos impostos, pagamos tudo o que a lei desse país obriga, por isso muitos cidadãos estão indo embora mesmo pra ter qualidade de vida em outros países e por exemplo eu e muitos que não tem condições de fazer essa ótima escolha temos que vivenciar esse espetáculo que o governo nos dá a cada dia. Esse rapaz quebrou a porta do UPA, mas porque será né, paciência esgota infelizmente. Não tô apoiando tal vandalismo mas e os médicos e enfermeiros não são punidos porque ???? Se tem várias testemunhas falando mal do atendimento de unidades de saúde, então a melhor coisa é PUNIR eles também por mal atendimento, por não ter o respeito e educação de pelo menos tratar bem e acalmar os que necessitam da ajuda deles. Nossa se tem a formação de médico já tem a noção de como tratar um paciente de como agir e ignorando e não aprimorando uma situação mais grave com certeza não é o papel de um médico ou enfermeiro, infelizmente acontece isso, essa frieza. Não entendo porque essa iresponsabilidade continua sendo que o dever do médico é ajudar, aprimorar situações mais graves, ter atenção em todos os casos, receber bem cada paciente e não ficar de papinho pra lá e pá cá, passeando no local de trabalho como se estivesse num desfile ou em outro ambiente sem preocupações. Cara é de dar revolta essas situações, estão ali pra servir independente de salários, independente de qualquer coisa pois antes de fazer faculdades pra isso tem que fazer por amor porque infelizmente salários são baixos sim mas não por culpa do trabalhador mas por culpa dos corruptos e ladrões. Então quem pensa em ser médico por favor façam por amor e cumpram seus deveres conformes as leis mandam.
    Ter educação, honestidade e respeito nunca é demais nisso não vai ter gente revoltada. Vejo funcionários públicos exigindo respeito e não se dando o mero respeito pra que isso aconteça, não é porque são médicos que devem passar por cima dos pacientes e isso não é somente em hospitais, são em bancos, lojas, em comércios. Se querem respeito e educação façam por merecer.

  15. Parei de frequentar essa upa a noite desde o dia que um homemn chegou lá e com a mão quebrada e foi mandado para o trauma pq lá não trata fratura e ameacou de matar todo mundo lá (pacientes e funcionarios) foi uma noite de terror, tem muita gente que e ignorante mesmo e nao sabe receber orientação de ninguém pode ter sido isso desse senhor

  16. Qualquer ato desse tipo não podemos aceitar, é vandalismo nada justifica,
    Agora tem que ouvir o que aconteceu, algumas prestações de serviços deixam a desejar mesmo principalmente quando se trata de alguns governos corruptos..

  17. UPA é uma instituição criada para pequenas emergências… não dispõem de estrutura para sentencias maiores. A uPA também não deve e não pode substituir a função dos postos de saúde. A uPA se destina para pequenas emergência e não para casos crônicos (queixas de semanas ou meses), aquilo que pode ser redirecionado aos postos de saúde ou aos ambulatórios devem sete redirecionados.
    A questão da educação e compreensão da rede de saúde, de como ela deveria ser algo de conhecimento de todos… infelizmente não é!
    Nada justifica a agressividade.
    Se a oopulacao soubesse quantos pacientes são atendidos em média a cada dia na UPA… em média 270 paciente/12horas . Façam as contas e dividam isso daí por 11h de trabalho (11h pq a lei trabalhista obriga o trabalhador em regime de plantão a descansar 1h) e ainda temos as reavaliações.
    Estamos hoje atendendo não só a população de Petrolina, mas inclusive Juazeiro e outras cidades vizinhas. Caruaru/PE tem 3 upas e Petrolina apenas 1 para td.
    Não vejo ninguém cobrar da prefeitura a construção de uma nova UPA… Não vejo ninguém cobrar de político algum a solução para essas pequenas emergências na cidade… é sempre mais fácil e covarde cobrar de quem está sobrecarregado para que trabalhe ainda mais… não sei como !
    Sempre seremos assim…
    fechem a UPA, seria bom… muito bom
    Talvez assim resolvem a situação e vão ao traumas com um dor de cabeça… ou vão ao regional de Juazeiro.
    A desinformação e ignorância fazem algumas pessoas falarem tanta besteira como a gente está vendo aqui!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome