História do professor Otacílio de Souza é contada em obra inédita

por Denise Saturnino // 30 de setembro de 2021 às 17:57

Foto: Denise Saturnino

Após fazer história no esporte de Petrolina e colecionar títulos desde 1974, a trajetória do professor de Educação Física Otacílio de Souza Lima, foi registrada na obra “Otacílio de Souza Lima: Nas trilhas de um professor”, fruto de um projeto de mestrado do professor José Márcio Gondim, com a orientação do professor doutor Álvaro Rego Millen. A obra, de 104 páginas, será lançada nesta sexta-feira (1), na Fundação Nilo Coelho, em um evento para convidados. A população poderá acompanhar pelo YouTube

Em entrevista ao Blog nesta quinta-feira (30), o professor contou sobre o sentimento de ter sua trajetória relatada em um livro, aos 70 anos de idade. “Saber que de alguma forma pude contribuir para o crescimento pessoal e profissional de centenas de alunos é o que me deixa realizado”, declarou, contando que sua principal motivação era ver os estudantes evoluindo, não só como atletas, mas como pessoas.

O livro, dividido em sete capítulos, conta desde o início de sua trajetória, ainda como aluno da tradicional escola Marechal Antonio Alves Filho (Emaaf), até se tornar o “papa títulos”, apelido recebido por colecionar mais de 70 vitórias, em campeonatos pernambucanos. “Eu tive muita gente que me apoiou e confiou no meu trabalho ao longo de décadas. Precisei ganhar a confiança dos meus superiores e também dos pais dos alunos, pois levar mais de 60 atletas adolescentes para a capital exige muita responsabilidade. E conseguimos fazer história trazendo muitos títulos para esporte amador de Petrolina”, pontuou.

Foto: reprodução

Exemplo e superação

O professor destacou que sempre buscou dar exemplo para que seus alunos entendessem que a disciplina no esporte poderia mudar a vida e a realidade social de cada um deles. “Para mim, atleta não tem idade, classe social, sexo, nem religião. O esporte aceita todo mundo e transforma quem acreditar que é capaz. E, isso sempre foi meu objetivo, mostrar o poder do esporte e criar laços para além das quadras”, relatou.

O livro encerra com diversos relatos de alunas, que contaram como a didática adotada pelo professor transformou a realidade delas e de suas famílias. “Ele me ensinou a ser dedicada, comprometida, a ter responsabilidade. Me ensinou que nem tudo acontece da forma que queremos, e a nossa ação precisa caminhar no sentido de arcar com nossas atitudes. Senti isso na pele quando fui cortada da equipe que iria participar do brasileiro em virtude de minhas notas na escola”, escreveu a ex-aluna Iasmim Karine.

Do bairro Jatobá, na área central de Petrolina, para as quadras de Pernambuco, o professor Otacílio de Souza se tornou referência para diversas gerações de atletas e profissionais da educação.

História do professor Otacílio de Souza é contada em obra inédita

  1. Magno Jose de Macedo disse:

    Nada mais justo dessa homenagem ao querido professor Otacílo. Seus serviços prestados como professor sempre se confundiam com o de pai, de um familiar. Privilégio de compartilhar parte de um tempo com voce. Um grande abraço de Maguila da turma do futsal 78/82.

  2. SoniaMariagomesdealencar disse:

    Excelente profissional e um ser humano fora de série, segundo pai para seus alunos.

  3. otavio disse:

    É isso aí Otacílio, você merece. Um grande abraço.

  4. Francisco Cruz disse:

    Se carrega o nome de professor, já merece o meu respeito. No mais, Otacílio é pessoa simples, camarada e que muito contribuiu com o atletismo petrolinense. Esse tipo de pessoa é merecedora do título de cidadão petrolinense, ao contrário do que vem ocorrendo na cidade, em que quem recebe o referido título são os amigos do sistema ou do rei.

  5. FRANCISCO JOSAFÁ MOREIRA disse:

    A história do Professor Otacílio se confunde com a da escola Emaaf, com a história do esporte em Petrolina, contribuiu com a trajetória de vida de muitas pessoas que tiveram o privilégio de ter como professor, orientador e amigo.
    No meu caso fui seu comandado em futsal e futebol de campo, sempre teve a preocupação de incutir valores na formação do ser integral, orientando para a vida.
    Parabéns ao autor da obra (livro), é uma história que merece ser contada.
    Grande abraço em ‘preta.
    Josafá Moreira.

  6. Jailson Sena disse:

    Parabéns grande mestre pelos conselhos que até hoje trago comigo.

  7. Genivaldo do Nascimento disse:

    Parabéns,meu caro. Vc merece ter a sua história contada e recontada.
    Abraço,
    Prof. Genivaldo

  8. Plínio Amorim disse:

    Parabéns, amigo Otacílio!
    Presenciei e comprovei muito do seu sucesso. Você merece muito o reconhecimento e a homenagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários