A submissão de propostas para a Chamada Nordeste está em andamento desde o dia 13 de junho e segue até 15 de setembro deste ano, com previsão de divulgação do resultado até 28 de novembro. A Chamada Nordeste é uma iniciativa do Comitê Regional de Instituições Financeiras Federais da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e conta com R$ 10 bilhões para impulsionar a inovação e o desenvolvimento econômico da região. Estarão aptas a participar do processo seletivo as propostas de empresas brasileiras e cooperativas que atuam ou planejam realizar atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação nos estados do Nordeste. O edital pode ser conferido no link.
Empresas estrangeiras também poderão participar, desde que a submissão dos pedidos de apoio financeiro seja feita por uma organização brasileira. A participação poderá ocorrer de forma isolada ou consorciada. É considerado um diferencial positivo que os consórcios sejam formados por empresas sediadas no Nordeste, que atuem como fornecedoras de insumos, equipamentos e tecnologias, ou como demandantes do produto final. Também contará pontos na avaliação quando a execução do projeto for realizada integralmente na região, fortalecendo a economia local.
As propostas deverão, obrigatoriamente, estar dentro das temáticas relacionadas a energias renováveis, com ênfase em armazenamento; bioeconomia, com foco em fármacos; descarbonização, com destaque para o hidrogênio verde (H2V); data centers verdes; e indústria automotiva, incluindo máquinas agrícolas. Dentro dessas áreas, poderão ser contempladas ações como contratação de recursos humanos; custeio de atividades de PD&I, incluindo serviços técnicos especializados; parcerias com empresas, universidades e centros de pesquisa públicos ou privados; instalação de infraestrutura física; aquisição de máquinas e equipamentos; instalação de plantas-piloto ou demonstrativas; projetos de engenharia e capital de giro.
O processo de seleção será realizado de forma conjunta entre BNDES, Finep, Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, com apoio técnico da Sudene e do Consórcio Nordeste. Para auxiliar na avaliação, as instituições participantes poderão convidar representantes de órgãos da administração federal que atuam diretamente com os temas vinculados à Nova Indústria Brasil (NIB). A seleção será feita em três etapas: apresentação dos Planos de Negócio, avaliação dos Planos e estruturação do Plano de Apoio. Os resultados finais serão divulgados nos sites das instituições parceiras. As informações são da Sudene.