Hidrelétrica de Sobradinho pode transbordar até o final de abril

por Carlos Britto // 27 de abril de 2009 às 14:13

O reservatório da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, no Rio São Francisco, está com 96,82% do seu volume útil e poderá transbordar ainda em abril. As informações são da Agência Nacional de Águas (ANA).

Se o reservatório vir a verter água, isso poderá afetar algumas áreas do São Francisco, como o Balneário da Ilha do Rodeador.

A agência já enviou um ofício ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e aos governos de Alagoas, da Bahia, de Pernambuco e Sergipe sobre a situação e vai acompanhar as operações do reservatório em parceria com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).

Segundo a ANA, a Chesf calcula que haverá um aumento gradativo na vazão defluente (total de água que sai do reservatório), que atingirá o valor de 4 mil metros cúbicos por segundo em 29 de abril. Atualmente, esse valor é de 2,7 mil metros cúbicos por segundo, e a vazão defluente máxima autorizada para esta hidrelétrica é de 8 mil metros cúbicos por segundo.

Fonte: Agência Brasil

Hidrelétrica de Sobradinho pode transbordar até o final de abril

  1. ELTON LIMA COSTA disse:

    Prezado Carlos Britto sem querer desmerecer o conteúdo da reportagem, não se trata de transbordar caso viesse a ocorrer seria considerado já uma anormalidade, o que já esta ocorrendo é um vertimento ou seja passagem da água do lado montante da barragem através dos descarregadores de fundo primeiramente e se necessário pelo descarregador de superfície. Portanto corrigindo não é transbordar que seria por cima da barragem, mas sim vertimento, que é uma ação controlada e programada.

  2. Sara disse:

    ótimo esclarecimento, Elton!!!

  3. Opara disse:

    Volto a perguntar… por que a vazão do rio passou o ano todo muito abaixo do normal?

  4. Na Tampa disse:

    Tomei um susto com a expressão transbordar. Se fosse isso mesmo a barragem romperia e daqui até a foz tudo seria destruido, todas as cidades próximas ao rio. No decorrer da leitura entendi que se tratava de uma colocação errada do termo. Entrei para pedir a correção, mas o Elton ja o havia feito. Fica definido que não se usará, jamais, esta expressaão para a barragem de Sobradinho. Se usar eu corro daqui para uma área bem alta. Vôte…

  5. Opara disse:

    De acordo com sítio da CHESF http://www.chesf.gov.br a barragem se encontrava em 99,5% em 26/04/2009… deverá verter de hoje para amanhã…
    Porém… a quantidade de água que está vindo de Minas Gerais já é abaixo da vazão normal do rio São Francisco… por isso quem quiser ver o vertimento terá no máximo uns 15 dias, tempo que a água demora da barragem de Três Maria a de Sobradinho. Pela minha experiência… acredito até que menos: uns 10 dias.

  6. DEUSDEDITE disse:

    por falar em em em um volume de100% de sua totalidade do lago de sobradinho e geração de energia por aproximadamente dois anos ou mais, qual o interesse de uma termeletrica na região? quem estar lucrando com isso? pois na verdade é muito dinheiro queimado. para beneficiar quem? qual o orgão fiscalizador responsavel ? SÃOPERGUNTAS QUE NÃO QUEREM SE CALAR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *