Hemoba convoca doadores para recuperar estoque de sangue após apagão na Bahia

por Carlos Britto // 26 de outubro de 2012 às 19:29

Por conta do apagão, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) está convocando a população de todo o estado a doar sangue em qualquer uma das 25 unidades.

De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, houve perda de estoques de bolsas devido a problemas de refrigeração. Ainda de acordo com a Hemoba, não houve suspensão de cirurgias por falta de sangue. Para facilitar, o horário de funcionamento foi ampliado em alguns locais.

Apesar dos problemas não terem sido registrados em todas as unidades, o Hemoba alerta que é importante a população doar, já que a Fundação trabalha em rede, distribuindo bolsas de sangue em todo Estado.

Em Juazeiro, o Hemoba fica na Rua Joaquim Bispo dos Santos, s/n, bairro Santo Antônio. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Outras informações pelo telefone (74) 3611 7532. Também há unidades da Fundação nos municípios de Senhor do Bonfim, Paulo Afonso e Irecê.

Critérios

Para doar, é preciso estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 67 anos – menores de idade só podem doar com autorização formal e presença do responsável. As recomendações médicas são: ir bem alimentado, ter dormido o mínimo de 6 horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação e não ter fumado nas últimas 2 horas, além de evitar alimentos gordurosos.

Não podem doar pessoas que estiverem gripadas ou com febre, mulheres grávidas, em amamentação ou no período de três meses após o parto, quem teve hepatite após os 11 anos de idade e usuários de drogas injetáveis. A doação é feita mediante a apresentação obrigatória de documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Hemoba convoca doadores para recuperar estoque de sangue após apagão na Bahia

  1. gold price disse:

    Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (HEMOBA) convoca a população de todo o Estado a doar sangue em suas 25 unidades. A convocação se deve à perda de estoques de bolsas de sangue devido ao apagão que acometeu o Nordeste do país. Em algumas unidades, os estoques foram prejudicados por problemas de refrigeração. Mesmo nas localidades que não foram afetadas, é importante que a população doe sangue, uma vez que a HEMOBA trabalha em rede, distribuindo bolsas de sangue entre suas unidades e, assim, equilibrando os estoques.Na busca de repor os estoques, a HEMOBA informa, ainda, a ampliação do horário de funcionamento de algumas unidades de coleta e transfusão e conta com a solidariedade do povo baiano.Critérios – Para doar, basta estar em boas condições de saúde, estar pesando acima de 50 kg, ter entre 16 e 67 anos – menores de idade só podem doar com autorização formal e presença do responsável. As recomendações médicas são: ir bem alimentado, ter dormido o mínimo de 6 horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação e não ter fumado nas últimas 2 horas, além de evitar alimentos gordurosos. Quem estiver gripado ou com febre; mulheres grávidas, em amamentação ou no período de três meses após o parto; aqueles que tiveram hepatite após os onze anos de idade ou, ainda, quem utiliza drogas injetáveis, não poderão doar. No momento da doação, é obrigatório apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

  2. Dreda disse:

    Todos deveriam doar sangue, é uma questão de cidadania, saúde pública, etc. Mas o apagão não serve de justificativa para a perda de bolsas de sangue do Hemoba. Não é admissível que um setor tão importante não disponha de gerador próprio. Isso é um absurdo tão grande quanto o próprio apagão.

  3. joaquim disse:

    rapaz, eu sou doador, na última doação pedi que enviasse os resultados dos exames para minha casa, até hoje espero Vcs não tém consideração pelo doador eu vou ser obrigado a doar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários