Há três anos, trabalho itinerante leva assistência médica à população em situação de rua em Petrolina

0

Funcionando em Petrolina há três anos, o programa ‘Consultório na Rua’ alcança números animadores. Só no ano passado, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram realizados cerca de 6 mil atendimentos a pessoas em situação de rua. O objetivo do programa é ampliar o acesso desse público aos serviços de saúde.

O trabalho é feito por uma equipe de profissionais que de forma itinerante percorre todos os bairros da cidade, dando ênfase em locais conhecidos por aglomeração de pessoas em situação de vulnerabilidade. A estratégia visa levar atenção integral à saúde para esse grupo populacional no local onde estão. Seja qual for esse local – uma praça, um terminal rodoviário, em espaços abandonados. A equipe é composta por uma psicóloga; assistente social; enfermeiros; técnicos de enfermagem e agentes sociais.

A coordenadora do programa e psicóloga, Marla Gomes, explica que, por mês, são atendidos cerca de 300 pacientes, dentre eles, moradores de rua, profissionais do sexo, flanelinha e toda população em situação de rua. “É um trabalho muito gratificante que realizamos em Petrolina. Nosso serviço é semelhante ao oferecido pelas Unidades Básicas de Saúde, porém, nós temos um público específico”, frisou.

Mutirão de saúde

Para comemorar o aniversário de três anos do programa, nesta sexta-feira (16), a Prefeitura de Petrolina, através do programa Consultório na Rua, realizará um mutirão da saúde para as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. A ação acontecerá na Praça Maria Auxiliadora, ao lado da Catedral, das 14h às 18h. A programação contará com atendimento médico; busca ativa para casos suspeitos de tuberculose e hanseníase; aferição de pressão; orientações sobre saúde bucal; corte de cabelo e barba; cantinho da redução de danos; oficina de música e testes rápidos. (fotos/divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

13 − sete =