Guilherme comemora marca de 1 bi de dólares em exportações de frutas brasileiras

por Carlos Britto // 15 de janeiro de 2022 às 10:27

Foto: Ascom/divulgação

Presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho não escondeu a satisfação com a marca de 1 bilhão de dólares em exportações de frutas, alcançada pelo Brasil em 2021. Foram enviadas ao mercado exterior aproximadamente 1,2 milhões de tonelada – 18% a mais em volume registrado no último ano. O faturamento recorde foi de 1,060 bilhões de dólares (crescimento de 20%), segundo dados da entidade.

Nesse contexto o Vale do São Francisco teve papel determinante para as exportações alcançarem este recorde. A região exportou mais de 400 milhões de dólares, somando as vendas de manga e uva. A manga foi a fruta mais exportada em 2021, embarcando para o mercado internacional quase 272,5 mil toneladas, o que contabiliza 248 milhões de dólares. Já a uva foi a terceira fruta mais vendida, com 76,6 mil toneladas, registrando mais de 155 milhões de dólares.

Estamos bem felizes e animados com este resultado, fruto de muitas parcerias, entre as quais a APEX e o Ministério da Agricultura. O Brasil é um grande produtor de frutas, e mais do que isso: nossas frutas são de altíssima qualidade e extremamente saborosas, por isso cada vez mais estamos ganhando o paladar do consumidor internacional. Além disso, as pessoas estão em buscas de alimentos mais saudáveis. Eu costumo dizer que não existe nada mais saudável que as frutas“, afirmou Guilherme.

Para o presidente da Abrafrutas, é importante destacar que a fruticultura é um segmento socioeconômico e ambientalmente sustentável. As frutas exportadas possuem certificações internacionais, como o Global Gap, Rainforest Alliance, GRASP, Fair Trade, Tesco Nurture, BSCI e HACCP/APPCC. Este é o setor do agro que mais emprega – cerca de 5,5 milhões de empregos diretos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *