Guilherme afirma que faltou ao governo federal colocar irrigação em sua pauta de prioridades

por Carlos Britto // 24 de outubro de 2013 às 14:33

Guilherme6_640x427O vice-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho, fez uma alusão emblemática ao que considera “falta de prioridades” do governo federal para a irrigação na região durante os três governos comandados pelo PT (dois com o ex-presidente Lula, e um com a atual Dilma Rousseff). Numa entrevista ao Blog, Guilherme remeteu-se aos anos 60, quando seu tio Nilo Coelho, que governava Pernambuco, convidou o presidente do Banco Mundial (BID) Robert MacNamara, a Petrolina.

Ao se deparar com o cenário sertanejo, MacNamara não teve dúvidas e afirmou a Nilo: “Vocês são ricos e não sabem. Vocês têm água e solo. Comecem a irrigar imediatamente”. Foi o que o então governador do estado fez. O Sertão do São Francisco, de lá para cá, mudou profundamente com a fruticultura irrigada.

Mas, para o vice-prefeito, nos últimos 12 anos “faltou continuidade”. E se lembrou de sua época de prefeito, quando recebia pessoas do sequeiro e das áreas irrigadas, sempre às segundas-feiras. Segundo Guilherme, era fácil diferenciar os dois tipos pela suas fisionomias. O primeiro tinha uma aparência sofrida, mãos calejadas e cabelos despenteados, cara de cansaço e que sequer tinha tomado café, que veio a Petrolina de caminhão na madrugada, misturado a bodes, porcos e cargas de farinha de mandioca, na esperança de pedir uma carrada d’água.

Ao contrário, o homem da irrigação ia arrumado, com sua roupa colorida, capanga do lado e cabelo penteado, balançando uma chave de sua C-10 movida a gás (naquele tempo podia) – comprada com o que produziu em seu lote irrigado, que já tinha alugado sua casa na zona urbana e colocado seus filhos na escola. Mas para Guilherme, nos últimos 12 anos de governo petista tal realidade parou no tempo. “O que nós precisamos é justamente transformar esse sofrimento nessa prosperidade, e é isso que eu acho que o governo federal esqueceu, mas esqueceu mesmo”, alfinetou.

Críticas

O vice-prefeito não poupa críticas aos parlamentares da cidade, os quais poderiam ter envidado esforços, nesse sentido, para pressionar o governo federal por obras como o Canal do Sertão e Projeto Pontal, que – segundo ele – ficaram estagnadas, mas não o fizeram “porque tinham outras prioridades”. “Não digo que eles não trabalham, mas a irrigação não estava em suas pautas”, completou.

Guilherme afirma que faltou ao governo federal colocar irrigação em sua pauta de prioridades

  1. Maria Souza disse:

    Lamentamos Dr. Guilherme lançar tantas criticas mau construídas e infundadas…Ele não lembra do tamanho do investimento que é feito em manutenção das instalações, dos equipamentos, ferramentas, dos sistemas de irrigação ou de ordenha, dos pomares, etc. nas suas propriedades ou de seus parentes??? a mesma coisa Dr Guilherme….nos perímetros irrigados também são necessárias manutenções, limpezas de drenos, substituição de bombas e equipamentos de pressurização de água que vão ficando defasados com o tempo, e isso é caro e necessário pro perímetro funcionar!…Sem falar da assistência técnica que de um jeito ou de outro também é necessária para os pequenos agricultores e também demanda um orçamento alto….Ou o senhor sugere que se busque mundos e fundos para novo projetos e deixa-los sucateados, como em gestões anteriores que não se prensava em manutenção???…vamos ser razoáveis né, Dr. Guilherme?! Esse tipo de campanha política já está ficando até feia pro senhor que entende disso. Já tem gente inteligente que entende das coisas em Petrolina, sabia?

  2. FALA SERIO disse:

    A pessoa quando não tem projeto ou a intenção em fazer o melhor para o povo, fica mantendo a velha politica, pois o pai deste cidadão foi deputado por 50 anos e a irrigação so chegou a 07 municipios e principalmente somente nas roças dos ricos ou dos cabos eleitoral, através da CODEVASF… como o Governo Federal irá investir em irrigação, sem antes fazer o canal da transposição e revitalização do Rio São Francisco, coisa que o PSDB nunca fez, ou o Senhor Guilherme Coelho acha que o canal da transposição é para o povo tomar banho?
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Quando a pessoa não tem o que fazer ou falar, é melhor retornar a ser empresario como ele sempre foi, pois como politico o senhor é um ZERO a esquerda que sempre viveu na sombra larga do teu pai.

    1. Pedro Henrique disse:

      Esse é uma aluado, FALA SÉRIO. Transposição é um obra faraônico, dispendiosa, irreal, somente para torrar dinheiro público. Daqui a 30 anos quem for vivo vai comprovar o fracasso desse programa petista.

  3. Nascido no Dom Malan disse:

    Chegou aqui agrônomo pra trabalhar nas empresas do Pai. Depois foi eleito Prefeito com o apoio do Pai.Quando saiu da Prefeitura virou grande empresário independente.Sei não…

  4. BARRETO disse:

    NÃO ENTENDO ESTE POVO…ELEGEM ESTE GUILHERME COELHO VICE PREFEITO DE PETROLINA….UM CARA QUE JÁ FOI CONDENADO POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA…..OU VAMOS SER DIRETOS..O ERÁRIO PÚBLICO…..PASSOU 8 ANOS INELEGÍVEL….O POVO TEM MEMORIA CURTA…O POVO NÃO PRESTA…

  5. Siana disse:

    Não sei aonde está a moral desse cidadão pra fazer esse tipo de critica…

    1. BARRETO disse:

      Amiga Siana a mesma moral que acho que voce tem…de ser um HOMEM HONESTO, TRABALHADOR, CUMPRIDOR DOS SEUS DEVERES, MUITO DIFERENTE, DESTES POLITICOS QUE VOCE DEFENDE…

  6. pedro e lina disse:

    sentiu saudade daqueles tempos quando tudo nas mãos tinha, hoje faz críticas aos governos atuais e elas apenas vão como vento leve, pois o grito é sem força.
    administrou petrolina por duas vezes indicadas pelo pai, fez muita besteira, inclusive tentou entregar a prefeitura a um parente HENRIQUE CRUZ (dizendo que se indicasse um jumento, um cachorro, alguma coisa assim seria eleito) quebrou a cara. Virou as costas pra cidade onde nasceu e dela fez fortuna, e abandonando a vida pública, Hoje ressurge como vice (que não é nada) na sombra de um louco se achando o FÊNIX. As águas elas rolaram para os oceanos dificilmente voltarão.

  7. Rafael disse:

    Boa guilherme!!! todos sabem que irrigação aqui só chega aos ricos empresários!!!! Pobre não tem irrigação por que não pode pagar!!!!!

  8. manoel da peta disse:

    Espero sinceramente que esse moço fique mais 08 anos inelegível. Seria um grande favor a Petrolina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários