Guardas municipais denunciam más condições de trabalho em Petrolina e temem: “Corremos risco de morte”

por Carlos Britto // 29 de junho de 2016 às 07:00

Guarda Municipal Adroaldo Sérgio

Falta de uniformes, coletes balísticos e até mesmo guarita para trabalhar. São essas as condições de trabalho enfrentadas diariamente pelos Guardas Municipais de Petrolina, que decidiram acionar o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para pedir socorro.

De acordo com o subinspetor da Guarda, Adroaldo Sérgio, a Associação dos Guardas Municipais de Petrolina (Aguamp) já elaborou um abaixo-assinado, que deve ser encaminhado ao MPPE para apresentar as denúncias e cobrar providências sobre a situação dos profissionais.

Já estamos com um abaixo-assinado pronto mostrando uma série de irregularidades. Ainda não procuramos o Ministério Público porque está de recesso, mas vamos lutar porque precisamos lutar contra isso”, disse Adroaldo.

Irregularidades

Uma das supostas irregularidades apontadas pela categoria é a cessão de vários guardas municipais – que apesar de não estar exercendo a função – estariam recebendo todos os benefícios previstos em lei para a categoria.

O problema, segundo Adroaldo, é que a Gratificação de Regime Especial de Trabalho (GRET), Gratificação Técnica Ostensiva (GTO), Risco de Vida  e  Aposentadoria Especial só poderiam ser concedidas aos profissionais que estão exercendo a profissão nas ruas, o que – segundo ele – não está acontecendo com os guardas cedidos.

A guarda municipal está com vários homens cedidos, que ganham o salário de guarda sem estarem exercendo a função. Tem vários guardas que estão ganhando, sem nem mesmo saber o que é um guarda, e além disso eles [cedidos] continuam recebendo gratificações que, por lei, devem ser concedidas aos profissionais que estão nas ruas trabalhando”, explica.

Condições precárias

Além disso, a categoria também reclama das péssimas condições de trabalho, que segundo os profissionais, causa até risco de morte aos guardas. Na lista de reivindicações está a aquisição de coletes balísticos fundamentais para o exercício da profissão.

Estamos com coletes balísticos vencidos. Pedimos à prefeitura pelo menos a aquisição de quinze coletes, mas nunca fomos atendidos. Trabalhamos correndo risco de vida porque vamos para as ruas e enfrentamos todo tipo de gente, não sabemos o que pode nos acontecer. Durante esta gestão não foi comprado nenhum colete. A guarda Municipal de Petrolina está correndo risco de vida”, reclama o representante da categoria.

20160628_101416

A situação dos guardas que trabalham na Ilha do Fogo, entre Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), também não é das melhores. Segundo as denúncias, os guardas que atuam no local também estão desassistidos.

Os guardas que ficam na Ilha do Fogo não têm água para beber, guarita para trabalhar e nem mesmo um banheiro. Estão lá jogados, de todo jeito. É mais uma luta que estamos para ver se a justiça toma uma providência”, afirma o subinspetor. Segundo ele, atualmente a Guarda Municipal de Petrolina possui um efetivo com cerca de 125 profissionais.

Sobre as denúncias, o Blog entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura e reserva espaço para esclarecimentos.

Guardas municipais denunciam más condições de trabalho em Petrolina e temem: “Corremos risco de morte”

  1. Isadora disse:

    SR. GUARDA MUNICIPAL, VOCÊ REALMENTE CORRE RISCO DE MORTE E A CAUSA SERIA INFARTO OU OUTRA DOENÇA RELACIONADA À OBESIDADE.

  2. JUAZEIRO - BA disse:

    E A ASSOCIAÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL DE JUAZEIRO O QUE DIZ DE SUA INSTITUIÇÃO ?

  3. Olho disse:

    Vamos acionar o MP para várias irregularidades na guarda municipal de Petrolina,e uma delas é a corrupção dentro da instituição

  4. PM disse:

    e piada ums merda desse q não tem instruções nenhuma,so querê se policial mas são ums merda

  5. Cego às avessas disse:

    Pior é a situação da PMPE, esta que tem maior influência na segurança pública, anda sucateada e defasada ultimamente! Ontem a noite na Av. São Francisco haviam dois grupos de três policiais, e apenas 1 policial estava trajando colete a prova de balas, o resto estavam com farda normal!

  6. certo. disse:

    PM vai estudar para escrever certo,pelo menos para ser guarda tem que estudar muitooooooooo,e outra o salario de um guarda é melhor certo.

  7. bruno disse:

    eu que não deixo de ser guarda municipal para ser pm. nunca fui louco.ganha mais,trabalha menos e tem poder de policia.oxe ta doido é.
    e passar na pm é fácil,agora passar na guarda municipal velho é muito difícil vai ter que estudar muito. eu acho que esse PM ai de cima tinha um grande sonho de ser guarda mas não consegui passar na prova foi para pm.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários