Guarda Civil de Juazeiro divulga balanço de principais ações em 2022

por Carlos Britto // 08 de novembro de 2022 às 12:30

Foto: PMJ

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Juazeiro (BA) divulgou um balanço de suas principais ações e serviços realizados neste ano. Ao longo de 2022, foram atendidas ocorrências em toda a cidade, com prisões e apreensões de materiais ilícitos, além de ações sociais em prol da comunidade.

De acordo com os dados, centenas de abordagens foram realizadas ao longo do ano – principalmente durante as operações Paz nas Comunidades; 13 apreensões de arma branca (faca ou material perfurocortante), 13 prisões por furto/roubo; 48 denúncias de poluição sonora; 3 prisões por ameaça. duas prisões por tentativa de homicídio; duas por descumprimento de medida protetiva (Lei Maria da Penha); dois veículos roubados que recuperados; e 4 prisões por tráfico de drogas, entre outros.

“Dentro das ocorrências da Guarda, houve uma redução no índice de chamados pela Central de Atendimento em relação ao ano passado. Na avaliação da GCM, o período de flexibilização pós-pandemia fez os números reduzirem, pois em 2021 havia muitos chamados para ocorrências envolvendo festas e eventos considerados irregulares diante dos decretos estaduais e municipais. A intensificação do trabalho da GCM, seja na área central ou na zona rural, também fez com que os dados melhorassem. A presença reforçada da Guarda inibe ações criminosas”, explicou o gestor de projetos da GCM, Reginaldo Marçal.

Ações sociais

No dia a dia de trabalho, durante rondas pela cidade, as equipes da GCM se deparam com pessoas em situação de vulnerabilidade. Além de fazer o encaminhamento a outros órgãos da prefeitura, como as secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social, sempre acontecem mobilizações de agentes para a arrecadação de alimentos, material de higiene e limpeza e fraldas geriátricas, por exemplo.

A GCM também costuma fazer doações para instituições filantrópicas da cidade, auxiliando essas instituições de forma imediata. No período, centenas de quilos de alimentos e fraldas geriátricas foram doados para diversas instituições. Além disso, realizou campanha do Dia das Crianças, com doação de brinquedos, e já está planejando a campanha de Natal.

Proximidade com a comunidade

Vinculada à Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), a GCM celebrou 20 anos em 2022 com diversos investimentos da Prefeitura de Juazeiro, podendo ser citadas algumas ao longo da atual gestão, como a instalação do videomonitoramento e reforma da base da GCM; correção das gratificações dos agentes, igualando todas; criação do Grupamento Ostensivo Tático em Área Rural (Gotar); Patrulha Maria da Penha; recriação do Projeto Viva Luciana, com a ampliação do serviço; acordo de colaboração técnica com a Polícia Rodoviária Federal (PRF); aquisição de viaturas; entre outras tantas conquistas.

Atendimento

O serviço de segurança da GCM funciona 24 horas por dia. Os agentes verificam as mais diversas denúncias que são recebidas através dos números 153 (Central de Atendimento) e (74) 3611-9880.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.