Grupo de xaxado de Serra Talhada será única atração brasileira a se apresentar em festival internacional no México

por Carlos Britto // 02 de setembro de 2019 às 21:37

Cabras de Lampião: Ascom/divulgação

O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, de Serra Talhada (PE), no Sertão do Pajeú, será a única atração brasileira a se apresentar no Festival Internacional de Folclore Latino-americano, que acontecerá em Iguala de la Independencia, cidade histórica do estado de Guerrero, no México. O evento é um dos maiores festivais de arte e cultura de todo o mundo e começará a partir desta quinta (5), encerrando-se no dia 17 de setembro.

Dez grupos de diversos países vão participar do festival e se apresentarão em cidades como Pachuca, Huichapan, Actopan, Tulancingo, San Agustín Metzquititlan, Huasca de Ocampo, Zimapán, Mineral de la Reforma e Mineral del Monte.

O Festival Internacional de Folclore Latino-americano é uma festa da cultura que exalta as raízes mais autênticas da espiritualidade latino-americana, projetando Grupos Tradicionais e artistas para o mundo inteiro, demonstrando o impacto internacional que atingiu o Festival. O evento reúne Grupos tradicionais de toda América Latina, numa festa de valorização das tradições e dos costumes legados pelos antepassados, numa mescla das mais distintas manifestações culturais. É um intercâmbio artístico-cultural entre os inúmeros grupos participantes.

Para a presidente da Fundação Cabras de Lampião, Cleonice Maria, “é gratificante ver o trabalho do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, a cultura e a história de Serra Talhada sendo reconhecidos no mundo e, em especial no México, pelo grupo sair da Terra de Lampião e ir dançar xaxado na terra de Zapata e Pancho Villa”.

Apoio

A viagem tem o apoio cultural do Funcultura, Fundarpe; Secretaria Estadual de Cultura e do Governo de Pernambuco, visando à promoção e divulgação do Xaxado, um Patrimônio Cultural Imaterial do Estado – de acordo com a Lei Estadual nº 13.776.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários