Grupo de trabalho formado por representantes da prefeitura, Alepe e colonos discutirá estratégia para novo modelo de irrigação

por Carlos Britto // 20 de novembro de 2012 às 07:20

Um grupo de trabalho formado por representantes dos poderes legislativos de Pernambuco e de Petrolina, da Prefeitura Municipal, além de produtores, colonos, entidades ligadas aos perímetros irrigados do município, associações comunitárias do interior, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e da Secretaria Estadual de Agricultura vai construir uma estratégia para ajustar o novo modelo de irrigação local, tendo como principal foco a proteção das famílias que fazem parte da agricultura familiar.

Este foi o encaminhamento dado na audiência pública realizada segunda-feira (19) na Câmara de Vereadores, que discutiu a Parceria Público Privada (PPP) do Projeto Pontal e do novo modelo de administração e manutenção dos perímetros Nilo Coelho e Maria Tereza, já implantados na região.

O encontro foi promovido pela Comissão de Negócios Municipais da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Odacy Amorim (PT). Ele e sua companheira de partido, deputada Isabel Cristina, serão os representantes da Casa Joaquim Nabuco no grupo de trabalho que já inicia as reuniões na próxima semana, com encontros realizados em Petrolina.

O caso dos 18 anos de espera das famílias da região de Uruás, na área de sequeiro (onde o Projeto Pontal está instalado), é um dos principais motes defendidos pelo petista para abrir um leque de discussões mais aprofundado sobre o tema, dentro do novo modelo lançado semana passada pela presidente Dilma Rousseff, no programa “Mais Irrigação”.

Segundo Odacy, mais de 700 famílias daquela região foram desapropriadas para o Pontal, porém pouco mais de 100 receberam áreas de sequeiro que são pouco produtivas, servindo basicamente para plantio de pasto destinado à criação de animais. Ele lembra que pelo acordo firmado em 1996 pela Codevasf com as famílias do sequeiro, estas receberiam áreas irrigadas do Pontal como garantia para quem vendesse suas terras, o que acabou não acontecendo. “Criamos a comissão com os representantes de pessoas que conhecem de perto a realidade dos núcleos irrigados de Petrolina e vamos estar acompanhando e trabalhando a respeito disso”, informou o parlamentar.

Ausências

No evento de ontem, nenhum representante da 3ª Superintendência Regional da Codevasf compareceu. O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, embora também convidado, justificou que não poderia comparecer por compromissos anteriormente agendados. (Fotos: Assessoria parlamentar)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários