Grupo de ciclistas quer desbravar o Velho Chico em expedição de bike

0

ciclistas expediçãoUma aventura sobre duas rodas da nascente do São Francisco, na Serra da Canastra em Minas Gerais, até a foz do rio, na divisa dos estados de Alagoas e Sergipe. Essa é a proposta de um grupo de quatro ciclistas de Brasília (DF) que planeja uma expedição de bike para conhecer de perto as comunidades ribeirinhas do Velho Chico. Serão percorridos 2,6 mil quilômetros, em 42 dias. O desafio será dividido em duas etapas: a primeira em 2015 e a segunda no ano seguinte.

“O objetivo é acompanhar o rio o mais próximo da sua margem evitando as rodovias, a fim de conviver com a comunidade ribeirinha”, explica Regis Benes, um dos ciclistas integrantes do grupo. Segundo ele, a ideia de fazer essa viagem veio após a realização de algumas aventuras de cicloturismo, como o caminho de Compostela, na Espanha; Patagônia, na Argentina, e alguns pontos tradicionais no Brasil. “Resolvemos então fazer esse desafio que é percorrer o nosso maior rio da sua nascente até a foz”, enfatiza.

Em virtude da extensão a ser percorrida, o grupo fará a expedição em duas fases: a primeira em 2015, será de 20 dias, num total de 1.328 km, fazendo em média 68 km por dia; e a segunda em 2016, num total de 1.300 km, em 22 dias, numa média de 59 km por dia.

“Optamos por essa divisão em virtude dos participantes terem compromissos profissionais. Eles vão usar o período de férias para participarem desse desafio. Além dos dias de pedal ainda tem os dias de deslocamento”, esclarece Benes. O roteiro inclui cidades que margeiam o Velho Chico, o mais próximo possível, como São Roque de Minas (MG), Bom Jesus da Lapa e Ibotirama (BA), Canindé do São Francisco (SE) e Penedo (AL).

Projeto

Em virtude da falta de estrutura das cidades ribeirinhas, os ciclistas contarão com o apoio de um motorista e um coordenador de logística. Além desses, o grupo terá também a participação de um palestrante que terá um trabalho especial. O projeto da viagem está em fase de elaboração. Nele estão sendo definidos todos os detalhes, inclusive o plano de ação para o trabalho social que será realizado.

Para ajudar a divulgar o projeto foi montada uma página no Facebook(https://www.facebook.com/velhochicodebike?ref_type=bookmark). É só entrar em conferir mais detalhes.  As informações são da assessoria. (Foto/divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome