Grupo da Univasf une esforços e publica livro sobre Atletismo na disciplina de Educação Física nas escolas

1

equipe-univasf-educacao-fisica

Foi publicado nesta semana o livro “Dialogando sobre o ensino da educação física: o atletismo na escola”. O livro é fruto de um esforço coletivo empreendido pelo Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física (LECPEF) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

livro-educacao-fisica-univasfO LECPEF é um grupo de pesquisa liderado pelo Professor Doutor Diego Luz Moura com alunos de pós-graduação e professores das redes de ensino, que desde 2013 vem realizando pesquisas sobre o ensino da educação física. O intuito é valorizar as boas práticas realizadas pelos professores da região. A partir deste ano o LECPEF abraçou a missão de fornecer cursos de formação com professores.

A primeira formação ocorreu nos dias 2 e 3 de junho deste ano, quando foram reunidos 86 professores de 13 municípios diferentes dos Estados de Pernambuco e Bahia. O curso teve como objetivo aproximar a universidade das escolas através de uma troca de experiências sobre os dilemas práticos do “chão da escola”. No curso foi apresentado um material pedagógico aos professores, que em seguida incorporou algumas sugestões dos professores do campo.

O resultado foi o livro, cujo foco é auxiliar diretamente os professores de educação física. A publicação apresenta um tratamento pedagógico do conteúdo atletismo para as aulas de educação física nas escolas. Nele se encontra um debate sobre o atletismo no Brasil e na produção internacional, alguns princípios metodológicos para o ensino, sugestões de atividades práticas e de textos didáticos para debates de temas a partir do atletismo. Além disso, tem seu prefácio assinado por grandes ícones da Educação Física brasileira, como os professores João Batista Freire e Antônio Jorge Gonçalves Soares.

Avaliação

Acreditamos que são ações como estas que possibilitam que os muros entre a universidade e a escola sejam quebrados e que ambos possam caminhar juntos, em prol de uma educação mais eficaz e humana”, avalia Diego Luz Moura, professor do Colegiado de Educação Física e coordenador do Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física da Univasf. Quem quiser adquirir o livro, pode entrar em contato pelo telefone (74) 8816-7041. (fotos/divulgação)

1 COMENTÁRIO

  1. José Francisco; A educação física ensina através do corpo; o que você não é capaz de dizer com palavras . ou explicar em números; motivar a criançada a pratica dos esportes;é dever das escolas; parabéns por tal iniciativa

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome