Grama morre de sede em praças no Centro de Petrolina

por Carlos Britto // 01 de fevereiro de 2012 às 20:35

Pior do que praça sem grama, é praça com grama morrendo de sede. E o mais grave ainda: nos principais corredores bem no Centro da cidade.

Nos fotos, você pode observar a grama secando por falta d’água.

A Prefeitura de Petrolina colocou grama na praça em frente ao colégio Pio XI e não oferece qualquer manutenção. De um lado da praça a vegetação seca, do outro o mato toma conta.

Até na praça ao lado do shopping da cidade (e adotada pela própria empresa do prefeito Júlio Lóssio), a grama morre a olhos vistos. Um descaso.

Nós conversamos com a assessoria de imprensa da prefeitura municipal, que garantiu que as praças estão sendo molhadas. Mas não é o que dizem as fotos.

Grama morre de sede em praças no Centro de Petrolina

  1. Peeling disse:

    Sou mais a minha favelinha (Juazeiro) que ja tem o aspecto árido por natureza, a lei de Murphy se adapta direitinho aqui.

  2. Joca disse:

    Pior é aqui na praça da Compesa onde tem dois barracões horríveis tomando todo espaço e visão da praça. Além disso a compesa deixou um buraco enorme destampado onde as crianças ou qualquer outra pessoa pode cair e causar um grave acidente. VAMOS SINALIZAR O BURACO PESSOAL DA MANUTENÇÃO DA COMPESA.

    1. pasquale disse:

      parem de falar mal da compesa, pior é a epptc q nao multa os carros e motos q param nas calçadas..
      kkkk

  3. Francisco Lopes disse:

    Deveria cada cidadão fazer a sua parte plantando árvores e regando-as. É fácil por a culpa só no poder público quando o cidadão não é participativo. Eu mesmo vou amanhã na AMMA pegar mudas e plantar na praça do meu bairro, adotando-as.

    1. povo disse:

      onde fica a AMMA?

  4. Adriano Costa disse:

    Desrespeito com o dinheiro público. E os senhores vereadores não fazem nada. Só se preocupam em meter a mão. Petrolina está inundada de vermes.

    1. pasquale disse:

      eu quero ser desmbargador e ter um salario de 640mil/mes

  5. cesar otoni disse:

    Lindo mesmo e a caixa dagua instalada em frente a Padaria Alem do Trigo, majestosamente enterrada que segundo o projetista e para economizar agua, matematicamente calculado para irrigar toda a praca Dom Malan, parece brincadeira.

    1. pasquale disse:

      grama nao morre

  6. Watergate disse:

    Vai ver o prefeito acreditou nas previsões meteorologicas da região, 99% delas erradas.
    Ficou esperando a chuva que nunca veio e a coitada da grama morreu!

  7. Carla disse:

    Ah,deve ter sido pq foi molhada demais!!!!!Pela foto creio q está descartada essa hipótese,a grama virou palha.Essas gramas são bem resistentes,mas não são artificiais.mesmo q fique alguns dias sem molhar quando vc molha bastante,no dia seguinte ela já está verdinha.Grama além da irigação tem q ser aparada,controlar as pragas,retira as erva daninha…NÃO ME DIGA Q É OUTRO PROJETO DA TAL PAISAGISTA QUE NÃO AMA O VERDE!!!!!!!!!!

    1. pasquale disse:

      a paisagista de petrolina manda acabar com as árvores, deixando a populacao sem sombra……….sombra

    2. Adriano Costa disse:

      Não dê a idéia de grama artificial não, que é capaz do ilustríssimo prefeito fazer isso. Pelo amor de Deus, gente. Aprendam a votar!

  8. Orapois. disse:

    O curioso nas imagens é a empresa que patrocinou a placa..
    É para ver com bons olhos a grama seca.
    Os patrocinadores deveriam exigir mais respeito à parceria, que, com certeza, deve ser objeto do termo de cooperação. Aí, a dúvida: Saber se a incompetência é do instituto ou da prefeitura?

  9. Tabosa disse:

    Voces lembram quando o prefeito Julio era candidato fazia varios passeis ciclisticos, porque ele não pega as bicicletas e saiu com os seus seguidores andando pelas ruas para incentivar a população!

  10. Geraldão disse:

    Acho é pouco, Petrolina tá tendo o que merece, afinal… Não foram os petrolinenses que elegeram um cara que nunca foi nem vereador? sem experiência política nenhuma e ainda por cima AUTORITÁRIO?

    Como ele mesmo já disse outras vezes:
    “O prefeito sou eu, quem manda aqui sou eu!”

    Reflitam e aprendam em quem vocês votaram!

    1. Adriano Costa disse:

      Falou e disse, Geraldão!

  11. JOSE ALBERTO disse:

    gastar dinheiro público sem responsabilidade é assim que defino um investimento deste ! Vivemos no sertão baixas quantidades de chuvas e altas temperaturas, tudo que por exemplo grama não suporta! Na prefeitura não existem os supersábios!! Porque eles não descartaram este investimento? qwuanto custou aos cofres publícos este investimento? Cuidar do dinheiro publíco é definitivamente cuidar das pessoas! Quem planta colhe!!!!!!!

    1. pasquale disse:

      vou contar
      custou em torno de meio milhao de reais, porém,,,,,495 mil foi dividido entre …. e outros….temos q sustentar eles e seus familiares, afinal nao sabemos do futuro, melhor se garantir agora

  12. Alexandre disse:

    Bom mesmo é para quem está vendendo a GRAMA…

  13. Manoel Malaquias disse:

    O que eu mais admiro em uma cidade que vive de agricultura irrigada, é ter suas praças com ZERO verde.
    Árabes em Abu Dabi tem parques gélicos com -3 C em pleno deserto do Saara.

    Petrolina deveria ser exemplo, já que vive de irrigação.

    Excelente post, excelente foto.

  14. FLOR DE MANDACARU disse:

    Sabemos que REALMENTE vivemos no sertão -quase sem chuvas e altas temperaturas,porém discordo que a grama não suporte, o que falta é cuidado! Na prefeitura não existem os supersábios mesmo!! Não cuidam do dinheiro publíco e alegam as desculpas mais idiotas para a má conservação, falta de arborização da cidade!
    Estive há pouco tempo em P.Afonso-uma cidade tão quente quanto a nossa e vi uma arborização de encher os olhos e fazer bem a população! Cadê o homem que cuida das pessoas?

  15. ADROALDO VERGUEIRO disse:

    SOMBRA NESSA CIDADE ENSOLARADA! SOMBRA! SOMBRA! SOMBRA! É ISSO QUE O POVO QUER. SOMBRA, PREFEITO, SOMBRA NAS RUAS DO CENTRO! PLANTE ÁRVORES, PREFEITO! MANDE PLANTAR ÀRVORES! MANDE ARBORIZAR POIS NINGUÉM SUPORTA MAIS TANTO CALOR NUMA CIDADE QUE FICA NA BEIRA DO RIO! O SENHOR NÃO ACHA QUE ISSO TÁ ERRADO? E O SEUS ASSESSORES E OS SENHORES VEREADORES O QUE ACHAM ? NADA, NÃO É? TAMBÉM, ELES SÓ ANDAM DE CARRO, NÃO É MESMO? QUEREMOS SOMBRA! SOMBRA! SOMBRA!…

  16. Assim não dá! disse:

    Será que ainda falta nascer um político quie faça arborização em nossa cidade? Pra que serve os vereadores representante do povo que vota neles? porque ficam calados? o quie diz a vereadora Martia Helena? Concordo com aflor de mandacaru e o adroaldo. Assim não dá!

  17. Filipe Durando disse:

    Devem estar adotando o mesmo padrão visual da Praça da Catedral…?!

  18. EU COMO MORADORA DAQUI DE PETROLINA , ACHO ISSO UMA VERGONHA,POR QUE MORAMOS NA BEIRA DE UM RIO,E AS GRAMAS TEM QUE PASSAR SEDE. ISSO É UM ABSSURDO PREFEITO, É ASSIM QUE VC QUER SER ELEITO NOVAMENTE…….
    VALORIZE MAIS A CIDADE…

  19. Vanessa disse:

    Trabalho no centro e vejo irrigação todos os dias na praça das Algarobas , nessas eu realmente não vejo.

  20. Petrolinda disse:

    Sou novo em Petrolina. Me mudei a dois meses, vindo de Brasília.
    O que me impressiona é a falta de árvores em calçadas, e o quanto as praças são necessitadas de cuidados.
    O verde que jorra nas lavouras no cinturão que cerca a cidade é escasso no seu centro.
    Vemos calçadas inteiras sem uma árvore sequer.
    O parque Josefa Coelho é um horror, sem falar dos precários brinquedos paras as crianças. Sim, precários. Pois se vc tem um filho de dois, três anos e ele for no escorrego (escorregador) ele irá se machucar sério, pois o mesmo não vai até o chão, acabando faltando muito para chegar ao chão.
    No que se refere as árvores, me impressiona, conforme falei, grandes percursos de calçadas sem uma árvore. Na calçada do estádio, na calçada da aeronáutica (perto da caixa d’água) (desculpem não sei os nomes das ruas).
    E quando resolve ter árvores a planta que se coloca não dá sombra. Tá certo que estamos no sertão, mas deveríamos atenuar, ou melhor, amenizar o calor.
    As entidades deveria lançar programas de incentivo para cultivar árvores que dessem sombras, bem como a adoção de praças.
    Deveria ser feito convênio com as empresas de irrigação para adoção do parque Josefa Coelho. Acredito que a família Coelho seria uma das maiores interessadas, pois do jeito que está eu não gostaria de que um parente meu desse nome aquela praça.
    Este site, pela importância e penetração que tem, deveria lançar campanha para instituir o verde em Petrolina, tornando-a PetroLINDA (apenas uma sugestão)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *