Governo Suzana Ramos abraça setor social e novas ações marcarão 2022

por Carlos Britto // 02 de janeiro de 2022 às 10:32

Foto: Ascom PMJ/SEDES divulgação

Em Juazeiro (BA), o setor social recebeu em 2021 um olhar prioritário da atual gestão municipal. A SEDES – pasta responsável pelo segmento –conseguiu organizar o conjunto dos programas, projetos, serviços e benefícios de assistência social no município e reforçou as ações em prol da sociedade juazeirense ao longo desse primeiro ano da prefeita Suzana Ramos.

Os projetos para o próximo ano já estão previstos, como a inauguração da nova sede do Conselho Tutelar e da sede e do isolamento do Centro de Referência Especializado para Pessoa em Situação de Rua (Centro POP).

No ano passado Suzana inaugurou as novas sedes dos Centros de Referência em Assistência Social (CRASs) dos bairros Quidé e Itaberaba, com amplos espaços e infraestrutura adequada para acolher os serviços disponibilizados pelo equipamento. Inaugurou, também, o novo Cadastro Único (CadÚnico), um prédio com infraestrutura arrojada, acessibilidade e elevador para atender à população.

Fazer uma gestão humanizada é alinhar os interesses do povo e promover o melhor para a sociedade, garantindo seus direitos. Nossa gestão é pautada na qualidade e na eficiência dos serviços prestados pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade e esse atendimento faz toda a diferença. Seguiremos cuidando do nosso povo da melhor maneira e vem muita coisa boa por aí“, destacou a prefeita.

As unidades do Restaurante Popular tiveram um incremento de aproximadamente 48 mil refeições distribuídas gratuitamente para a população, com a oferta de 700 refeições diariamente nos dois restaurantes. E em 2022, a Prefeitura terá novidades, com a reforma do Restaurante Popular do bairro João Paulo II.

Ações

Durante o ano, a secretaria também adquiriu um micro-ônibus para atendimento à população, entregou cestas básicas para as pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar, além de dois imóveis adaptados para pessoas com deficiência através do Programa Transformar; implantou o Ambulatório Trans, para acompanhamento de pacientes em transição de gênero; entregou 500 certificados de cursos profissionalizantes para moradores de residenciais do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’; e ajudou a unir famílias. Através do Centro POP e do Serviço de Benefícios Eventuais, a SEDES viabilizou a volta para casa de 28 pessoas em situação de vulnerabilidade social ou que se encontravam em situação de rua em Juazeiro e demonstraram o desejo de reencontrar a família em sua cidade natal.

Em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) e com a Prefeitura de Petrolina, a SEDES também viabilizou o translado e alimentação dos indígenas venezuelanos, que se encontravam na região, para um centro de abrigo disponibilizado pelo Governo do Piauí para essa população.

O titular da SEDES, Teobaldo Pedro, destacou ainda a implantação do projeto ‘Social até Você’, um marco na história do município que visa levar o atendimento da secretaria, de forma itinerante, para a área rural do município. “Essa ação foi uma iniciativa idealizada pela prefeita Suzana Ramos para descentralizar o atendimento dos nossos serviços e aproximá-los da população. Já passamos por Juremal, Carnaíba do Sertão, Itamotinga, Abóbora, Pinhões, Maniçoba e Salitre, com a realização de mais de 500 atendimentos e em 2022 o projeto continua“, informou o secretário.

CCI

Para o ano que se inicia a prefeitura prevê, ainda, a implantação do Centro de Convivência Intergeracional (CCI) – um espaço voltado para as crianças, adolescentes e idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), das cinco unidades do CRAS no município, e pelas crianças e adolescentes acolhidos nas Casas Messe de Amor e Rosa Menina.

De acordo com a superintendente de Gestão do Sistema Único de Assistência Social, Laíse Macêdo, a ideia é criar um ambiente acolhedor e humanizado para receber os usuários. “O CCI vai oferecer atividades para as três faixas etárias atendidas pelo SCFV, crianças, adolescentes e idosos, com aulas e grupos de dança, violão, ballet, capoeira, artesanato, hidroginástica, teatro e atividades físicas, em uma área equipada com sala de dança, piscina, auditório, quadra poliesportiva, cineclube, cozinha industrial para cursos e horta comunitária“, revelou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *