Governo Federal assegurou recursos da ordem R$ 136 milhões para o Território Itaparica

por Carlos Britto // 26 de março de 2009 às 18:35

A ampliação do Programa Territórios da Cidadania e o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Território Itaparica serão lançados nesta sexta-feira (27), no município de Jatobá, em Pernambuco.

Inserido no Programa em 2009, o Território Itaparica conta com recursos assegurados da ordem de R$ 136 milhões, englobando ações integradas de 22 ministérios do Governo Federal voltadas ao combate à pobreza rural.

No sábado (28), serão realizadas oficinas, no município de Paulo Afonso, na Bahia, para análise da matriz de ações 2009, o que compreende a metodologia de execução das atividades do Programa Território da Cidadania. Durante estas oficinas, serão analisadas as propostas do governo federal e dos governos estaduais para a região do Território Itaparica.

O Território da Cidadania Itaparica abrange uma área de 21.806,30 Km² e é composto por 13 municípios. No estado de Pernambuco, envolve Belém de São Francisco, Carnaubeira da Penha, Itacuruba, Floresta, Petrolândia, Tacaratu e Jatobá. Na Bahia, compreende Abaré, Chorrochó, Glória, Macururé, Paulo Afonso e Rodelas.

A população total do Território Itaparica é de 284.511 habitantes, dos quais 104.725 vivem na área rural, o que corresponde a 36,81% do total. Possui 13.702 agricultores familiares, 2.005 famílias assentadas, 7 comunidades quilombolas e 12 terras indígenas. Seu Índice de Desenvolvimento Humano médio é 0,67.

Programação

Atividade local de lançamento do Programa Territórios da Cidadania e do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Território Itaparica

Data: 27 de março (sexta-feira)
Horário: das 9h às 17h
Local: Escola Estadual Rural Manoel Gomes de Sá. Endereço: Avenida Eletrobrás Norte, S/N, Bairro Itaparica, município de Jatobá, Pernambuco.

Oficinas para análise da matriz de ações implementadas em 2009 no Territórios da Cidadania Itaparica

Data: 28 de março (sábado)
Horário: das 8h às 14h.
Local: Centro de Formação Profissional de Paulo Afonso (CFPPA). Endereço: Rua da Aurora, S/N, Bairro General Dutra, município de Paulo Afonso, Bahia.

Iane Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *