Governo dialoga com comunidades em conflito pelo uso da água do Rio Salitre, entre Campo Formoso e Juazeiro

0
(Foto: Divulgação)

Uma equipe do Governo da Bahia chefiada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) percorreu, na quarta-feira (23), trechos do rio Salitre, em Campo Formoso e Juazeiro, no norte do Estado, para observar a situação da bacia e tratar dos conflitos pelo uso da água na região.

Atendendo a solicitação das comunidades da Baixinha, Bicas, Casas Velhas, Pacui, Curral velho, Bebedouro, Abreus e outras impactadas pela falta d’água, uma reunião foi realizada com a participação da população e dos produtores rurais da região. Participaram representantes da Sema, Inema, Serim, Casa Civil, Polícia Militar da Bahia, Coelba, Ibama, Codevasf, prefeituras de Juazeiro e Campo Formoso, Comitê de Bacia, lideranças comunitárias e representantes dos produtores rurais da região.

Ficou acordada a manutenção do pacto já firmado pelos produtores rurais irrigantes de desligamento das bombas hidráulicas durante o período da noite. O efeito da medida será avaliado na próxima segunda-feira (28), em reunião de uma comissão formada pelas instituições e entidades presentes, a ser realizada na regional do Inema em Juazeiro.

Ações de fiscalização serão realizadas. Estamos trabalhando para garantir o direito constitucional à água para consumo humano e para restabelecer a vazão ecológica do rio. Aproveito para parabenizar às comunidades e produtores da região pela disposição para o diálogo“, disse o secretário estadual do Meio Ambiente, Gerado Reis.

(Foto: Divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome