O Governo de Pernambuco anunciou a nomeação de 99 novos profissionais para reforçar a educação estadual, entre analistas em gestão educacional e assistentes administrativos educacional. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (13). Com esse novo chamamento, a gestão da governadora Raquel Lyra já convocou, desde 2023, um total de 1.025 analistas, 593 assistentes e mais de 9 mil professores da educação básica.
A governadora RAquel Lyra destacou a importância desse reforço na rede estadual de ensino e reafirmou o compromisso do governo com a qualidade da educação em Pernambuco.“Realizamos a maior nomeação da história da rede educacional de Pernambuco, convocando profissionais bastante qualificados. Quero dizer aos novos servidores que sejam bem-vindos. Contamos com vocês para elevar, ainda mais, a qualidade do ensino no Estado. O Juntos pela Educação, que abrange um investimento de R$ 5,5 bilhões no setor, não tem esse nome à toa. Trabalhamos em parceria e em sintonia com toda a comunidade escolar para fazer da educação de Pernambuco uma das melhores do Brasil”, declarou.
O concurso que determinou as nomeações previa inicialmente 500 vagas para analistas e 96 para assistentes. No entanto, o governo estadual ampliou o chamamento para além do previsto. Somente em fevereiro, já foram realizadas duas rodadas de nomeações: a primeira no dia 8, com 60 analistas e sete assistentes, e agora, no dia 13, com mais 99 profissionais.
O secretário de Educação, Gilson Monteiro, reforçou a importância da chegada desses novos servidores para fortalecer a administração das escolas e melhorar a qualidade da rede estadual de ensino. “Os novos profissionais chegam para reforçar os setores administrativos das nossas escolas e fortalecer a rede estadual de ensino de Pernambuco. Esta nomeação, a segunda somente no mês de fevereiro, reafirma o compromisso assumido pela gestão da governadora Raquel Lyra em garantir o acesso a uma educação de qualidade para todos os pernambucanos”, declarou o secretário de Educação, Gilson Monteiro.
PE + Digital
Além do reforço no quadro de servidores, a educação de Pernambuco também está sendo beneficiada por investimentos em tecnologia. Os analistas e assistentes nomeados serão contemplados nas próximas rodadas do programa ‘PE + Digital’, que tem como objetivo desenvolver as competências digitais dos servidores da SEE-PE. A iniciativa busca aprimorar o planejamento das atividades pedagógicas por meio da entrega de notebooks aos profissionais da rede estadual.
Os primeiros equipamentos foram entregues no final de janeiro em Petrolina. No total, cerca de 13 mil servidores efetivos, incluindo professores, analistas e assistentes, serão contemplados com os notebooks. O investimento total no PE + Digital é de R$ 44 milhões, reforçando o compromisso do governo com a modernização e a eficiência da educação pública no Estado.