Governo da Bahia pode assumir responsabilidade de instalar novo sistema de captação de água no Lago de Sobradinho

por Carlos Britto // 10 de junho de 2015 às 10:00

sobradinho6Caso o Governo Federal não libere a verba para instalação de um novo sistema de captação d’água (flutuante) no Lago de Sobradinho, no norte da Bahia, a responsabilidade de instalar o equipamento para beneficiar a área irrigada de Juazeiro passará a ser do Governo da Bahia, segundo informou o secretário da Casa Civil da Bahia, Bruno Dauster.

Conforme Dauster, a Casa Civil estava ciente do problema e já vinha acompanhando a situação. “Vou fazer uma correspondência do governador para o ministro da integração e para a Agência Nacional das Águas (ANA) relatando a emergência e vamos entrar na captação de recursos,” ressaltou. Ainda de acordo com secretário, se até o final deste mês o governo federal não aportar recursos para a obra, o governo do estado tomará as medidas para instalar o novo sistema de captação.

Segundo a assessoria do deputado estadual Crisóstomo Lima ‘Zó’ (PCdoB), que esteve reunido ontem (9) com Dauster e com o representante dos produtores dos perímetros irrigados da região de Juazeiro, Josival Barbosa, o titular da 6ª Superintendência Regional da Companhia dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Alaor Grangeon de Siqueira, informou que o sistema flutuante está orçado em R$ 10 milhões.

O Lago de Sobradinho está com apenas 20, 94% de sua capacidade, segundo boletim do Operador Nacional do Sistema (ONS), e o nível do Rio São Francisco está baixando a cada dia, dificultando até o atracamento das barquinhas nas orlas de Petrolina e Juazeiro. Aproximadamente 10 mil produtores da região temem faltar água para irrigação, caso o novo sistema não seja instalado o mais rápido possível. (foto: Beto Macário/UOL)

Por Duda Oliveira

Governo da Bahia pode assumir responsabilidade de instalar novo sistema de captação de água no Lago de Sobradinho

  1. Alex disse:

    Enquanto isso do lado de Petrolina o Superintendente vive com a “cabeça nas nuvens”. As obras de captação seguem ainda no papel, nem a licitação foi lançada.O tempo passa e a catástrofe se aproxima.

    Quero ver depois que a bomba estourar quem vai defender o cidadão de Granito. A conta vai pra vocês.

  2. A Dúvida continua disse:

    A reportagem deixou mais dúvida que esclarecimentos.
    o governo do estado vai fazer captação d’àgua de sobradinho pra onde? Pq o projeto de irrigação de Juazeiro fica às margéns do rio, após a barragem… e não acredito que o governo da Bahia vá fazer projeto pra atender o Nilo Coelho no Pernambuco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários