Governo baiano assina convênio para construção de Empório da Agricultura Familiar na Orla II de Juazeiro

por Carlos Britto // 23 de fevereiro de 2019 às 12:10

Empório da Agricultura Familiar será construído na Orla II de Juazeiro. (Foto: Divulgação)

A população de Juazeiro (BA) passará a contar com mais um espaço de comercialização de produtos da agricultura familiar e de entretenimento. Na sexta-feira (22) o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), assinou convênio com a Central de Comercialização das Cooperativas da Caatinga (CECAAT) para a construção de um Empório da Agricultura Familiar. Com investimento de R$ 1,8 milhão, a estrutura beneficiará 1,5 mil famílias.

O empório será construído na Orla II de Juazeiro, ao lado do Centro Gastronômico (que também será erguido), e terá espaços para supermercados, restaurantes, lanchonete, feira de produtos orgânicos, além de auditório para capacitação. A ação integra a estratégia da CAR/SDR, por meio do Projeto Pró-Semiárido, para dar maior visibilidade e acesso da população aos produtos da agricultura familiar, viabilizando e consolidando mais uma rede de comercialização. A previsão de conclusão das obras do empório é junho de 2019.

Para o secretário interino da SDR, Jeandro Ribeiro, entre as estratégias da secretaria a comercialização é um dos principais vetores de atuação. “A ideia é concentrar em Juazeiro a venda dos produtos da agricultura familiar do território do Sertão de São Francisco, enxergando todas as variáveis possíveis, tanto para o mercado institucional, que é a alimentação escolar e aquisição de alimentos, como também por varejo e mercado consumidor, além do turismo de Juazeiro e Petrolina”, explicou.

Para o presidente da Central da Caatinga, Adilson Ribeiro dos Santos, a expectativa é dar um pontapé forte na comercialização dos produtos da agricultura familiar, na distribuição e venda no atacado. “Com essa estrutura construída, teremos vários empreendimentos no mesmo espaço, onde poderemos desenvolver produtos e cuidar para que as pessoas possam ter um alimento saudável, fazer feira, refeições, gerando renda e oportunidade para aquelas famílias, e também gerando alguns empregos dentro da cidade de Juazeiro”, afirmou.

Sobre o Pró-Semiárido

O Programa Pró-Semiárido leva investimentos de cunho produtivo e social para famílias rurais de 32 municípios com os menores índices de desenvolvimento humano (IDH). O projeto conta com recursos do acordo de empréstimo contraído pelo governo do Estado junto ao Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

Governo baiano assina convênio para construção de Empório da Agricultura Familiar na Orla II de Juazeiro

  1. Me engana que eu gosto disse:

    Mais uma obra de ficção que jamais será concluída. Triste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários