Governo baiano assina convênio para construção de Empório da Agricultura Familiar na Orla II de Juazeiro

1
Empório da Agricultura Familiar será construído na Orla II de Juazeiro. (Foto: Divulgação)

A população de Juazeiro (BA) passará a contar com mais um espaço de comercialização de produtos da agricultura familiar e de entretenimento. Na sexta-feira (22) o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), assinou convênio com a Central de Comercialização das Cooperativas da Caatinga (CECAAT) para a construção de um Empório da Agricultura Familiar. Com investimento de R$ 1,8 milhão, a estrutura beneficiará 1,5 mil famílias.

O empório será construído na Orla II de Juazeiro, ao lado do Centro Gastronômico (que também será erguido), e terá espaços para supermercados, restaurantes, lanchonete, feira de produtos orgânicos, além de auditório para capacitação. A ação integra a estratégia da CAR/SDR, por meio do Projeto Pró-Semiárido, para dar maior visibilidade e acesso da população aos produtos da agricultura familiar, viabilizando e consolidando mais uma rede de comercialização. A previsão de conclusão das obras do empório é junho de 2019.

Para o secretário interino da SDR, Jeandro Ribeiro, entre as estratégias da secretaria a comercialização é um dos principais vetores de atuação. “A ideia é concentrar em Juazeiro a venda dos produtos da agricultura familiar do território do Sertão de São Francisco, enxergando todas as variáveis possíveis, tanto para o mercado institucional, que é a alimentação escolar e aquisição de alimentos, como também por varejo e mercado consumidor, além do turismo de Juazeiro e Petrolina”, explicou.

Para o presidente da Central da Caatinga, Adilson Ribeiro dos Santos, a expectativa é dar um pontapé forte na comercialização dos produtos da agricultura familiar, na distribuição e venda no atacado. “Com essa estrutura construída, teremos vários empreendimentos no mesmo espaço, onde poderemos desenvolver produtos e cuidar para que as pessoas possam ter um alimento saudável, fazer feira, refeições, gerando renda e oportunidade para aquelas famílias, e também gerando alguns empregos dentro da cidade de Juazeiro”, afirmou.

Sobre o Pró-Semiárido

O Programa Pró-Semiárido leva investimentos de cunho produtivo e social para famílias rurais de 32 municípios com os menores índices de desenvolvimento humano (IDH). O projeto conta com recursos do acordo de empréstimo contraído pelo governo do Estado junto ao Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome