Governista Maria Elena critica algumas servidoras da saúde e cobra secretária

por Antonio Carlos Miranda // 16 de novembro de 2021 às 19:00

Foto: Ascom CMP/divulgação

A secretária de Saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque, ficou na berlinda durante a sessão plenária desta terça-feira (16) na Casa Plínio Amorim. Quem puxou o assunto foi a vereadora da bancada de governo, Maria Elena (MDB), que expôs toda sua irritação quanto ao atendimento prestado por parte de algumas servidoras do quadro efetivo.

O alvo da vereadora foi principalmente a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Areia Branca, na zona leste. “A gente anda, por exemplo, na UBS da Vila Eduardo, e é uma maravilha. Mas quando você vai para a UBS da Areia Branca, tem umas funcionárias que acham que são eternas, porque são concursadas, e tratam as pessoas mal, com desdém. E ainda dizem (aos usuários): ‘se a senhora fizer minha foto, vou lhe processar’”, afirmou.

Como representante da Casa nos Conselhos da Mulher e de Educação, Elena disse que as reclamações acerca de certos servidores efetivos são recorrentes. A vereadora disse ter feito uma visita à UBS da Areia Branca, juntamente com uma assessora, mas não testemunhou nenhum usuário sendo destratado por servidores. Porém constatou falhas graves, sobretudo em relação a informações desencontradas referentes a vacinas.

O recado de Elena a Magnilde foi para que a secretária saiba ouvir os vereadores. “Eu sei que a senhora preserva sua equipe, e nenhum vereador está aqui para perseguir ninguém. Mas a senhora também precisa ouvir o contraditório, precisa sair (do gabinete) ou mandar uma pessoa sua de confiança fazer uma abordagem”, frisou.

Capitão Alencar

A governista deixou claro, no entanto, que não está “pedindo a cabeça” da secretária de Saúde, a qual se considera “uma amiga pessoal com que já teve várias reuniões”. A resposta foi para seu colega Capitão Alencar (Patriota), o qual argumentou que sempre recebeu respostas positivas ou negativas da própria Magnilde ou das secretárias executivas da pasta, quando as solicitou. Alencar respaldou a declaração de Elena para que os vereadores da base de fato sejam ouvidos, mas disse que a bancada – que possui 19 integrantes – precisa primeiro levar as demandas pendentes ao prefeito em exercício Simão Filho (DEM) ou ao titular, Miguel Coelho (DEM), antes de pedir a exoneração de quem quer que seja. Em seguida, o governista reforçou que em nenhum momento havia dito que Elena estava pedindo a saída de Magnilde do cargo.

Governista Maria Elena critica algumas servidoras da saúde e cobra secretária

  1. Jackson Souza disse:

    Eu estive nessa UBS da Areia Branca hj a tarde,pra pegar uma simples informação se lá estava aplicando a terceira dose da vacina para idosos,a funcionária falou que não podia informar pois estava no horário do café, que eu esperasse dez minutos! Aí,uma senhora que estava lá tentando tomar a vacina,mim orientou a levar o idoso no drive-tru da Vila Eulalia. (Poderia pegar informações por telefone, mas,na UBS da Areia Branca não tem tel.)

  2. Petrus disse:

    O problema de Maria Helena é que acha que é dona de Areia Branca. Onde tem qualquer obra em execução, ela está rodeando, querendo passar a impressão que é algo dela. Sabemos que não. Tá na hora da senhora voltar a trabalhar. Volte para sala de aula. Pare de brincar de ser vereadora. Pegue o tal do Alencar, outro preguiçoso é leve junto.

  3. Josefa Maria disse:

    Essa secretária de saúde vive numa redoma, ninguém consegue ter acesso a ela. Muito deferente da anterior. Eu particularmente, nunca nem a vi, não a conheço. Devia visitar os postinhos e UBS como cansamos de ver na gestão anterior a essa. Eu já presenciei visitas inesperadas da secretária anterior nos postinhos.

  4. Maria disse:

    Bom dia!
    Tem uma funcionária no Posto de Saúde da Cohab Massangano que trata as pessoas com ignorância, com desdém. Ela se acha melhor que todos. As pessoas vão lá atrás de um médico e são maltratadas por essa pessoa. Até mesmo uma informação, ela só falta engolir qdo se pergunta alguma coisa. É preciso ser humano a cima de tudo.

  5. Noemia disse:

    Sr.Peteus,deveria se informar que quem mas trabalha pela Areia Branca é nossa Vereadora Maria Elena,o Sr deveria era agradecer.

  6. Noemia disse:

    Valeu Vereadora, é isso mesmo,sem contar que uma simples exame de sangue ficamos no aguardo de dois meses para ser autorizado.essa Vereadora é massa.muito me orgulho.parabéns em lutar a favor da comunidade.

  7. Gaby disse:

    Tá certíssima vereadora. Precisa ser fiscalizado e buscado as melhoras sim. A população merece um serviço de qualidade.
    A recepção é o gargalo das UBS, despreparadas, sem empatia alguma para com a comunidade, os exemplos citados não mensuram 1/3 dos casos de mal atendimento da UBS da areia branca. Sem falar na falta de medicação, que uma dipirona não se tá tendo.

  8. Susi disse:

    Ah se só fosse a falta de preparo e o mal atendimento, os problemas das UBS, não se tem medicação, tem profissional que agenda paciente e não aparece, ou adorando aparece, nove horas já tem saído.
    Moro da rua Geraldo Sobreira, rua cheia de idoso, hipertenso… A agente de saúde tem anos que passou, nem nas calçadas a gente ver mais!

    Um caso sério, os vereadores deviam tá mais perto mesmo da comunidade, se pararem um tempinho pra fiscalizar os serviços prestados pelas repartições, vão ver é coisa..

  9. Socorro disse:

    Tem que ver as listas de espera para atendimentos também.

    Tenho cinco meses esperando pra o tratamento de hérnia de disco, e nunca chega minha vez. Sem falar que entreguei o encaminhamento pra o cardiologista, que é capaz de infartar e a consulta não chegar.

  10. Mônica Alencar disse:

    Quem vai á uma unidade dessa principalmente é pq tá precisando, o mínimo era ser recebido com cuidados, respeito e carinho. Parabéns vereadora, vc é a nossa voz.

  11. Gabi Souza Rodrigues Teles disse:

    A saúde é o principal bem do povo , temos que
    Cuidar com um olhar atento e minucioso,o caso dos funcionários tem que ser investigado, pois eles estão ali pra servir o povo

  12. Maria Jose disse:

    Resposta para PETRUS: O senhor deve se informar melhor sobre as funções de cada componente do poder legislativo, a vereadora MARIA ELENA tem como função mais importante, representar os interesses da população petrolinense perante o poder público. Que nesse caso em questão exerce muito muito bem por isso foi escolhida como representante do povo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *