Governador de Roraima conhece potencial do agronegócio no Vale do São Francisco

por Carlos Britto // 02 de outubro de 2019 às 20:40

Foto: divulgação

O governador de Roraima, Antonio Denarium, encerrou nesta quarta-feira (2) em Petrolina uma visita ao Vale do São Francisco com um propósito: mudar a matriz econômica do seu Estado com o incremento de projetos irrigados visando à produção de frutas em larga escala. No terceiro dia, entre a cidade pernambucana e a vizinha Juazeiro (BA), o governador – que esteve acompanhado de secretários e empresários do segmento agropecuário – participou de uma reunião na Associação dos Produtores e Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco (Valexport), onde conheceu em detalhes os projetos, empreendimentos e resultados que transformaram a região no terceiro maior produtor de frutas do mundo.

Depois de ouvir uma palestra destacando a produção anual de 43,9 milhões de toneladas de frutas e de ser informado pelo gerente executivo da Valexport, Tássio Lustosa, que o Vale é responsável por 86% das exportações de manga e 99,9% das exportações de uva do país, Denarium ressaltou o potencial produtivo de Roraima para investimentos e geração de emprego e renda.

Fiz questão de trazer os secretários das áreas produtivas e empresários do setor. Todos saem daqui muito bem impressionados com o profissionalismo dos produtores e os avanços tecnológicos e da pesquisa agropecuária. Fizemos vários contatos e acertamos a ida de alguns consultores das culturas de manga e citros para ampliarmos o intercâmbio”, ressaltou.

O presidente da Valexport, José Gualberto de Almeida, lembrou a implantação dos primeiros perímetros públicos irrigados, ainda na década de 1960, a exemplo do Projeto Bebedouro, e entusiasmou os visitantes quando mencionou os números de empregos gerados a cada hectare irrigado. “Na produção de manga são gerados diretamente dois empregos já no de uva, o número dobra para quatro”. Também presente à comitiva, o presidente da Abrafrutas,  Luiz Roberto Barcelos, fez um paralelo entre as regiões do Vale e de Roraima, acrescentando que Roraima tem potencial, em solos, clima e localização geográfica para se tornar um grande exportador de frutas.

Foto: divulgação

Agenda

A comitiva do governador de Roraima participou na segunda-feira (30/09) da abertura do 26º Congresso Brasileiro de Fruticultura, na Univasf, em Juazeiro – BA. Nesta terça (1) e quarta-feira se reuniu com a Câmara Setorial de Fruticultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e com a diretoria da Abrafrutas. Denarium e comitiva conheceram ainda os pomares e packing houses de fazendas de produção de uva e manga. (Fonte: CLAS Comunicação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários