Gonzaga lamenta veto de Dilma a lei que permitiria recolhimento da habilitação de motoristas em categoria diferente

por Carlos Britto // 14 de janeiro de 2013 às 09:29

Gonzaga Patriota_640x420Presidente da Frente Parlamentar da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Câmara de Deputados, Gonzaga Patriota (PSB) lamentou o veto da presidente Dilma Rousseff à lei que elimina a possibilidade de recolhimento, pela autoridade de trânsito, da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista que conduzir um veículo de categoria diferente daquela para a qual está habilitado.

Relator da proposta na Câmara, Gonzaga entende que não se deve recolher o documento do cidadão por dirigir veículo de outra categoria. Vetada integralmente pela presidente da República, a lei mantinha apenas multa e apreensão do veículo para esses casos. Hoje, a carteira de habilitação é recolhida e enviada à autoridade de trânsito, a quem compete aplicar a pena.

Patriota afirmou que vai trabalhar para derrubar o veto da presidente da República quando ele for apreciado pelo Congresso.

“Existem aí milhares de vetos a serem analisados agora, acredito, em fevereiro. Vamos tentar incluir esse aí, submeter à apreciação dos membros do Congresso Nacional e saber se mantém ou se deixa o veto como está nesse projeto. Eu vou tentar derrubar o veto. Se não puder, a gente está no Parlamento exatamente para discutir as matérias de forma democrática”.

Na mensagem de veto publicada no Diário Oficial da União (DOU), a presidente citou manifestações dos Ministérios da Justiça e das Cidades em favor do veto. A presidente alega que a alteração significa um “afrouxamento das regras de trânsito vigentes, em contrariedade ao interesse público”. (Fonte: Agência Câmara/foto reprodução) 

Gonzaga lamenta veto de Dilma a lei que permitiria recolhimento da habilitação de motoristas em categoria diferente

  1. Marivaldo disse:

    Um veto de justiça da Presidenta pois quem quiser dirigir veículos maiores que a sua categoria, deverá se preparar em auto-escolas e se habilitar com a categoria desejada. Assim ele terá mais segurança e dará mais segurança a terceiros!

  2. maria das graças disse:

    Corretíssima a presidenta. O trânsito em nosso país parece campod e guerra, é preciso mesmo endurecer para evitar tantos mortos e inválidos que depois só gera despesa ao SUS e a Previdência Social.

  3. Janete Sá disse:

    Sabemos que o trânsito é um setor de enorme problemática social. É óbvio que tem condutores que irresponsavelmente insistem no erro de dirigir veículos para os quais não são habilitados e tem que ser punidos. Mas, não são penalidades demais??? Não basta a apreensão do veículo e o pagamento de multas? Meu entendimento é que bastava a Lei ser cumprida a rigor e a penalidade pecuniária ser aumentada, e sem amenizar os amigos do Rei, que matam no trânsito e se livra do transtorno com poucos arranhões. Porém, a CNH deveria ser recolhida dos bêbados e promovedores de rachas. Esses, escancaradamente, estão ridicularizando as determinações legais do trânsito.

  4. judeu disse:

    é um ignorante lamentando!!!…Eu vou comprar uma carreta e quando destruir a propriedade privada de alguem falar que eu era habilitado para transitar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários