O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na Bahia, Roberto Alcântara de Souza, descartou qualquer hipótese de interdição na Ponte Presidente Dutra, que ligas as cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina, por conta das obras da Travessia Urbana. Numa reunião que participou em Juazeiro na manhã desta terça (3), Souza disse que essa medida nunca foi cogitada, uma vez que traria grandes prejuízos financeiros ao polo.
O gestor adiantou que a mudança ocorrerá nas duas alças laterais da ponte, de acesso a Juazeiro. Uma delas será ampliada ou duplicada para permitir o tráfego de veículos pesados.
“Num primeiro momento estaremos alargando um lado dessas alças, e quando se concluir esse lado, nós mudaremos para o outro lado e faremos o mesmo serviço”, frisou. Souza informou que o trânsito será interrompido nas duas laterais – uma de cada vez.
Após essa etapa, as equipes do DNIT irão demolir a banca, já que as duas alças já estarão aptas ao tráfego de veículos pela ponte. “O que teremos é a restrição de fluxo de veículos pesados em determinados horários, mas durante todo o dia o fluxo de veículos leves será normal, assim como aconteceu com a duplicação da ponte no lado de Petrolina”, pontuou. Na próxima terça (10), o gestor revelou que terá uma nova reunião em Juazeiro, marcada para a ACIAJ, onde apresentará o cronograma referente à previsão do início das obras das duas alças e da demolição da banca. Para o encontro foram convidadas autoridades de vários segmentos da cidade.
Ainda bem! Seria um transtorno muito grande, como também um alto prejuízo, principalmente, financeiro para a região do vale do São Francisco!
Eu tenho muito receio do que poderá acontecer nesse período da obra. O trânsito em Juazeiro já é horrível, com aquele amontoado de semáforos sem qualquer coordenação. O motorista é obrigado a parar em dois, três sinais vermelhos em sequência. A situação é caótica e vai piorar.
O dinheiro que vai se gastar com essa ampliação dava para fazer outra ponte, pois é só um paliativo que será realizado. O correto é fazer uma outra ponte no sentido no final da Av. Adolfo Viana na orla e chegando a cardoso de Sá em Petrolina. Isso facilitaria em muito o transito entre as duas cidades pois a ponte presidente Dutra já tem mais de 50 anos, ja precisa é de uma restauração somente.
O projeto do antigo e saudoso governador Antônio Carlos Magalhães,era fazer outra ponte, acima de Juazeiro com um anel viário!
A questão da ponte não é apenas ampliar mas, construir uma nova como se pensou há tempos atrás, essa dinheirama toda daria perfeitamente para atender esse projeto, o que desafogaria a ponte atual